2016/08/25

Android vai ter barra de navegação completamente personalizável


O Android é conhecido por ser infinitamente configurável, e a Google prepara-se para levar isso à letra na barra de navegação do sistema, que futuramente poderá incluir muitas mais funções à nossa escolha.

Depois de ter permitido a personalização dos quick-settings na parte superior do ecrã, a Google prepara-se para aplicar tratamento idêntico à barra de navegação na parte inferior, que tradicionalmente se limita a exibir as funções de regresso ao home screen, o "back", e o acesso à lista de apps recentes (overview).

Uma das vantagens de usar uma barra de navegação no ecrã - face aos botões físicos - é o potencial para se exibirem novas funções, e parece que finalmente a Google se prepara para tirar partido disso com um um novo sistema de configuração da barra de navegação. É uma opção que actualmente se encontra escondida no recém-lançado Android 7.0 Nougat, mas que alguns curiosos descobriram e já nos permite ficar a conhecer as intenções da Google.


Os utilizadores passarão a ter total controlo sobre os botões exibidos na barra de navegação, não só podendo mudar a sua posição, como também adicionar novos botões, como os de copy-paste, e até outros completamente programáveis que poderão fazer qualquer função que esteja disponível no teclado.

Importa referir que diversas variantes do Android já disponibilizam este tipo de coisa há bastante tempo, pelo que não será propriamente novidade, embora seja simpático a Google estar a tratar de a aplicar ao Android oficial. Mesmo considerando que para algumas pessoas este tipo de coisa já começa a entrar no campo das "personalizações excessivas", é daquelas coisas que não chateará quem não a quiser usar, mas será extremamente útil para os que o quiserem fazer.

... Só falta saber quando é que a Google disponibilizará esta funcionalidade publicamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)