2016/08/03

Apple troca emoji de revolver por pistola de atirar água

A Apple parece ter descoberto a fórmula mágica para corrigir os problemas do mundo, optando por trocar o símbolo de um revólver... por uma pistola de brincar.

Poderia ser mesmo brincadeira, mas infelizmente é mesmo a sério. Não há como não ficar pasmado com certas atitudes, e agora a Apple demonstra-nos que também alguns sectores tecnológicos parecem estar a perder o contacto com a realidade. O seu puritanismo chega a tal ponto, que se acham no direito de limitar aquilo que os utilizadores poderão expressar usando emoji.

O problema das armas é um tema sensível - particularmente nos EUA - mas será difícil (par anão dizer impossível) tentar compreender o que isso terá a ver com a possibilidade de se fazer referência a uma arma usando os emoji. Será o mesmo que tentar censurar que alguém diga ou escreva "arma" usando o serviço iMessage ou FaceTime! Para além do mais, com esta alteração, arriscam-se a mudar o sentido de mensagens passadas, onde o símbolo da arma passará a pistola de brincar, mudando por completo o sentido - será alguém que deu um tiro em alguém, ou que simplesmente o borrifou com água no carnaval?

Refira-se que a aversão da Apple às armas não se fica por aqui, tendo recentemente vetado a entrada do símbolo de uma espingarda no dicionário dos emoji. Mas, se a Apple acha que limitar o que se pode dizer usando emoji é a solução para os problemas do mundo, como pode a mesma permitir que por lá permaneçam outros símbolos? Por exemplo, numa pesquisa rápida:


Um hamburger fast-food? Será responsável pela obesidade de muitas crianças (particularmente nos EUA), pelo que, não seria melhor substituí-lo pelo símbolo de alguma comida saudável, assim resolvendo a obesidade infantil?

Um "Love Hotel"? Mas então... estes senhores estão a promover a infidelidade e a prostituição? Como se pode admitir tal coisa!?! Acabe-se já com isso!

E, que dizer dos cigarros? Como é possível a Apple permitir que por ali permaneça um dos maiores flagelos da nossa sociedade, e que anualmente matará muitos mais milhares de pessoas que as armas com que tanto se preocupam?


... Penso que nem será preciso ir mais longe, pois não?


Actualização: no Windows 10 a Microsoft fez precisamente o oposto, passando de um emoji de uma pistola de brincar para um revólver de aspecto realista. Parece que a Apple ficará sozinha dentro do seu "reality distortion field" onde as armas são de brincar, e se calhar no futuro também se trocarão os emoji de bombas por arco-íris, e outras coisas que tal. :P

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Claro está que é ridícula essa substituição, mas é bom lembrar que os Emojis não são exclusividade da empresa da Maçã, portanto não foi apenas a Apple que baniu a criação do símbolo da espingarda. No que toca aos "hotéis do amor", há de ter em conta que embora não sejam comuns em Portugal, tais estabelecimentos são corriqueiros em outros países, sendo maioritariamente frequentados por namorados e casais casados. Prostituição e adúlteros são uma porção menor do público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://appleinsider.com/articles/16/06/17/apple-led-effort-to-remove-rifle-emoji-from-unicode-90-report-says

      Eliminar
    2. Sim, mas houve anuência de todos para que tal fosse em frente.

      Eliminar
  3. Anónimo4/8/16 01:18

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. difícil (par anão dizer impossíve

    ResponderEliminar
  5. Isto vai claramente criar um grave problema no mundo. Agora como voufazer um emoji a dizer vou te matar quando estou zangado com uma pessoa? Vai parecer que a vou esguichar... E isso é feio 😏

    ResponderEliminar
  6. Isto vai claramente criar um grave problema no mundo. Agora como voufazer um emoji a dizer vou te matar quando estou zangado com uma pessoa? Vai parecer que a vou esguichar... E isso é feio 😏

    ResponderEliminar
  7. Não acho assim tão sem sentido. Penso que tem por trás algumas motivações politicas relacionadas com a politica de acesso ás armas nos Estados Unidos. Óbvio que não é a mudança de um emoji que vai alterar o que quer que seja, no entanto é uma forma muito discreta de a Apple se posicionar neste debate.

    ResponderEliminar