2016/08/26

Como bloquear números indesejados no Android Nougat


O novo Android 7.0 Nougat vem recheado de pequenos (e grandes) melhoramentos, e um deles irá agradar aos que frequentemente têm que lidar com chamadas ou mensagens indesejadas, graças ao novo sistema de bloqueio de números.

Com o Nougat, o Android passa a ter uma lista geral de números bloqueados, em vez de ter listas individuais por app. Quer isto dizer que ao bloquearem um número numa app, o mesmo ficará automaticamente bloqueado em todas as outras apps... desde que sejam apps que já tenham sido actualizadas para aproveitar esta funcionalidade do Android 7.0.

Por agora, as apps que o fazem são o dialer e messenger que a Google fornece como apps de origem para gerir as chamadas e SMS


O sistema mais simples de bloquear números indesejados, se estiverem a usar o dialer original, será ir à lista de chamadas, tocar na chamada indesejada, e escolher "block/report spam" (sendo que podem desmarcar a opção de spam se for simplesmente um número privado que desejam bloquear - ou deixá-la activada se forem telefonemas publicitários/comerciais.)

Se pretenderem bloquear um número mesmo antes deste vos chatear também o podem fazer, para isso terão que ir ao menu->settings->call blocking->add number. Assim poderão adicionar todos os números da vossa "lista negra" e ficar descansados sabendo que não vos voltarão a incomodar.


No Messenger o sistema é idêntico, sendo o método mais fácil pressionar continuamente a mensagem em questão e de seguida escolher o símbolo de bloquear que aparece; ou então ir a "menu->Blocked contacts->Add a Number" e introduzir o número a bloquear.

Ter em atenção que bastará fazerem o bloqueio numa das apps (é essa a vantagem deste novo sistema); pelo que já o tiverem feito no dialer, não deverão fazê-lo no Messenger, ou vice-versa.


Um último detalhe é que estas opções só aparecem caso as apps estejam definidas como sendo as apps default para lidarem com as chamadas e SMS. Pelo que se estiverem a utilizar outras apps para esta função - e até que essas apps sejam actualizadas e passem a disponibilizar esta funcionalidade de bloquear números do Android 7.0 - poderá ser necessário voltar a definir as apps da Google como sendo as default. Para isso terão que ir a "Settings->Apps->icon da engrenagem no topo" e de seguida escolher "phone" ou "sms" e escolher a app oficial.


O maior problema será o tempo que o Android 7.0 Nougat irá demorar a chegar à maioria dos utilizadores...

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Parece que não bloqueia número oculto, correto?

    ResponderEliminar
  3. Por favor, em vez de "menu/settings" e outros, por que vc não põe em Português? 99,99% dos celulares do Brasil são em Português. Vc nunca pensou nisso? Facilite, cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E você nunca pensou que há muitos portugueses que preferem usar o smartphone em inglês para não terem que lidar com traduções absurdas?

      Eliminar
    2. Nem digo pelas traduções absurdas, é mais quando se tem uma dúvida ou um problema, chega-se muito mais depressa à resposta fazendo uma pesquisa em inglês no Google.

      (a minha leitura do AadM está mesmo atrasada)

      Eliminar