2016/08/03

FossHub foi hackado e distribuiu trojan que apaga o disco


O popular repositório de programas open-source FossHub foi hackado, e está a distribuir um trojan que apaga o MBR do disco impossibilitando o arranque do sistema.

Quem tiver descarregado populares como o Audacity e ClassicShell (e potencialmente outros) do FossHub nas últimas 24h deverá eliminá-los imediatamente sem os executar. O site foi vítima de ataque de hackers, que redireccionaram todos os downloads para um pequeno programa que se limita a apagar o MBR (Master Boot Record) do disco, impossibilitando o seu arranque - e em vez disso apresentando um ecrã a gozar com a situação.


É possível restaurar o MBR e fazer com que o sistema regresse à normalidade, mas isso será o tipo de coisa que a maioria dos utilizadores não se sentirá confortável para fazer (se bem que, neste caso, não há outro remédio - a não ser que tenham um amigo que trate "dessas coisas").

Fica no entanto o alerta para a extrema importância de tratar todos os downloads como potencialmente perigosos, mesmo os que nos chegam de sites sérios e com boa reputação. Não sendo garantia absoluta, é também recomendado que utilizem o site original do projecto/programa que desejam descarregar em vez de sites como este, pois cada intermediário extra por onde o programa passe é mais um potencial ponto de ataque que poderá deixar os utilizadores vulneráveis.


1 comentário:

  1. Pessoas que acham graça e perdem tempo a fazer coisas destas são mesmo muito tristes.

    Se colocassem o seu esforço na busca de soluções para melhorar a vida das pessoas, fariam muito melhor figura.

    ResponderEliminar