2016/08/20

Google vai descontinuar Chrome Apps em Windows, Mac e Linux


A Google diz que já não se justifica manter as Chrome Apps nos sistemas Windows, Mac e Linux, pelo que as mesmas irão apenas ser mantidas no seu Chrome OS.

As Chrome Apps foram criadas para permitir adicionar funcionalidades às web apps que não estavam disponíveis na web (como ter acesso ao hardware, ter suporte para funcionamento offline e notificações), mas com as novas API web que foram sendo criadas, já quase tudo pode ser feito via web apps standard. Isso, aliado a uma reduzida taxa de utilização das Chrome Apps nos sistemas referidos, leva a Google a descontinuar as mesmas e a recomendar aos developers que migrem para web apps.

De qualquer forma isto não irá acontecer de um dia para o outro, e quem estiver a usar Chrome Apps em Windows, Mac ou Linux poderá continuar a fazê-lo durante mais um par de anos (pelo menos). No entanto, melhorias e novos desenvolvimentos só serão implementados no Chrome OS.

Embora seja verdade que tecnicamente já haverá poucos motivos para as Chrome Apps existirem, o facto da Google dizer que as pretende manter no Chrome OS não deixa de ser um pouco estranho. Afinal... fazem falta ou não fazem falta?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)