2016/08/04

Nova técnica permite interagir realisticamente com objectos em vídeos


Hoje em dia sabemos que é possível criar efeitos digitais incrivelmente realistas, mas quanto ao vídeo que se grava, depois de gravado, é algo que se considera ser imutável. Investigadores do MIT não concordam com isso, e criaram um impressionante sistema que permite interagir com objectos nos vídeos.

Esta técnica desenvolvida pelo MIT adiciona interactividade aos vídeos, analisando o comportamento de objectos sujeitos a vibrações, e daí inferindo a forma e comportamento dos objectos. O resultado prático é permitir que se toque e mexa em objectos nos vídeos, obtendo reacções surpreendemente realistas e que abrem todo um novo mundo de possibilidades de interacção.

Por exemplo, facilita o processo de criação de efeitos digitais onde se tenham elementos virtuais a interagir com objectos reais (um dos exemplos mostra como o modo de realidade aumentada do Pokémon Go se podia tornar muito mais realista, com as criaturas a afectarem os objectos do mundo real) - mas as aplicações vão para além dos jogos e do entretenimento, podendo também ser usado para efeitos de análise de estruturas e a simulação de como reagiriam a forças externas.

Ficamos a aguardar que estes "vídeos dinâmicos" cheguem até nós... e nunca mais olharemos para a gravação de vídeo da mesma forma! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)