2016/08/02

Vodafone propõe biquinis e calções com sensores UV para um Verão mais seguro


Para evitar abusos e contribuir para umas férias mais seguras, a Vodafone propõe a aplicação da tecnologia da "Internet of Things" a coisas como biquinis e calções de banho.

A época de Verão e os bons momentos passados com família e amigos é propícia para alguns esquecimentos - ainda por cima quando se considera que os bons tempos passam a voar - e por isso a Vodafone sugere a utilização da tecnologia para nos alertar quando esses "bons tempos" nos puderem deixar em risco.

A proposta passa pela instalação de pequenos sensores em biquinis, calções de banho e chapéus para crianças, que permitem monitorizar a exposição aos raios UV e avisar os utilizador quando essa exposição for excessiva. O alerta é dado por uma pequena vibração, que dispensa a necessidade de ter um smartphone por perto, embora no smartphone se tenha acesso ao histórico e relatórios mais completos dos dados recolhidos. No caso do chapéu para crianças, o módulo conta com um sistema de localização e o seu próprio cartão SIM, podendo enviar um aviso para os pais caso a criança se afaste mais que a distância pré-definida.

A última proposta, não sendo para crianças mas que também não gostamos de ver perdida, é a mala "Smart Summer" que também conta com tecnologia idêntica de localização, e que assim permitirá saber sempre por onde anda.


... Só faltava mesmo serem sensores com alimentação solar, para evitar que às tantas se ouça alguém dizer na praia: "tchiii... esqueci-me de carregar os calções!"


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)