2016/09/13

Adblock Plus começa a vender... publicidade


O Adblock Plus já foi criticado quando começou a deixar passar alguma publicidade, mas prepara-se agora para enfrentar nova polémica com a intenção de vender e apresentar mais publicidade aos seus utilizadores.

A guerra entre adblockers e fornecedores de serviços de publicidade não tem sido pacífica, mas pouco há a fazer quanto à vontade final dos utilizadores (em resposta à qual alguns serviços começaram a implementar bloqueadores de bloqueadores de publicidade, os quais deram origem a bloqueadores de bloqueadores de bloqueadores de publicidade, e assim por diante).

O Adblock Plus foi preparando o caminho para esta sua nova fase com a introdução do conceito de "publicidade aceitável", que se enquadraria dentro de um conjunto de critérios que a tão tornariam demasiado intrusiva ou incomodativa para os utilizadores (e disponibilizada por parceiros que se associassem ao Adblock Plus)... e daí ao fornecimento de publicidade paga, foi só um pequeno salto.

Arriscam-se é que este pequeno salto seja suficiente para fazer com que ainda mais utilizadores "saltem" para outros adblockers, como o uBlock Origin, e que por agora ainda se vai mantendo fiel à sua missão de bloquear publicidade e não de vendê-la. Para além de que há cada vez mais browsers que começam a integrar adblockers de origem ou a facilitar a implementação dessa funcionalidade - podendo no futuro levar à extinção de adblockers independentes.

1 comentário: