2016/09/21

AirGig da AT&T quer levar internet wireless à boleia da rede eléctrica


A AT&T está a trabalhar num novo sistema para levar internet gigabit a todas as regiões com baixo custo, aproveitando a rede de distribuição eléctrica como suporte para um canal de transmissão wireless de alta-velocidade.

Se há pessoas que têm a felicidade de estar em zonas com rede de fibra óptica e tirar partido de velocidade de 1Gbps, muitas mais são as que não têm grandes opções de escolha e continuam a aceder à internet a velocidades "pré-históricas". O projecto AirGig da AT&T quer ajudar a resolver esse problema, permitindo a utilização da rede de distribuição eléctrica para também dar boleia a ligações wireless multi-gigabit que assim poderiam chegar a regiões remotas a custo reduzido.

Este novo sistema aproveita os postes eléctricos mas não se trata de usar tecnologias "powerline". A transmissão é feita por ondas de rádio, mas usando tecnologias desenvolvidas para permitir essa comunicação na proximidade das linhas de média tensão. Com este sistema, seria possível fazer chegar internet multi-gigabit a praticamente qualquer local servido pela rede de distribuição eléctrica, com um investimento muito mais reduzido do que se fosse necessário passar fibra ou instalar uma rede 4G (que para além das antenas também precisa de criar a rede de suporte que permita a sua interligação com o resto do mundo).

Por agora a AT&T ainda está na fase de desenvolvimento e espera passar à fase de testes no terreno já no próximo ano; mas parece-me que será uma tecnologia que rapidamente poderá ser adoptada a nível global para ajudar a levar uma internet mais rápida a todo o mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)