2016/09/21

Clash Royale destrona Pokemon GO e volta ao topo das apps com maiores receitas


Depois do sucesso viral do Pokémon GO, eis que novamente a nova máquina de fazer dinheiro da Supercell - o Clash Royale - volta a saltar para a liderança, em grande parte devido à recente actualização que incentiva ainda mais ao "investimento" por parte dos jogadores.

O Clash Royale põe um ponto final à permanência do Pokémon GO no topo das apps com maiores receitas, onde estava há 74 dias. Um valor de respeito que só foi superado pelo Candy Crush Saga, que conseguiu estar no topo da tabela por 109 dias consecutivos, e o indisputável campeão Clash of Clans - também da Supercell - que esteve no topo por 347(!) dias consecutivos.

Esse recorde poderá ajudar a explicar como é que a Supercell ficou especialista na criação de jogos capazes de render valores na ordem dos mil milhões de dólares anuais; e cuja fórmula tem sido aprimorada ainda mais neste Clash Royale. Com a última actualização, o incentivo a gastar dinheiro no jogo é maior que nunca, pois foi estreado um novo sistema de torneios onde se tem que pagar (com jóias do jogo) para entrar... sendo o objectivo conseguir obter 12 vitórias, mas sendo-se eliminado caso se sofra 3 derrotas. O nível de "frustração" gerado é de tal ordem, que é difícil resistir à tentação de voltar a tentar novamente, por uma e outra vez... (o custo efectivo é de cerca de 10 cêntimos, embora haja um torneio com prémios melhores, onde já se tem que pagar o equivalente a 1 euro).

Na prática, acaba por ser o equivalente moderno das máquinas arcade de outros tempos, que nos comiam todas as moedas que se tivesse na carteira; com a agravante que aqui não se fica sem moedas... o que não será muito aconselhável para quem não conseguir controlar o "vício".


P.S. Se jogam Clash Royale não se esqueçam de ir espreitando o clã AadM.pt para ver se há vaga para entrarem.

3 comentários:

  1. Pena o clã estar sempre cheio, bem que preciso de um clã ativo.
    o meu nick é apereipa :)

    ResponderEliminar
  2. Eu acabei de sair do clã sem querer. E agora está só com convites... :-(vjonnypt

    ResponderEliminar