2016/09/11

Designer do McLaren F1 cria camião de contraplacado


Gordon Murray foi responsável pelo design de inúmeros automóveis de F1 e também do icónico McLaren F1, mas agora aposta num conceito bem diferente de super-carro: um camião de contraplacado que é enviado de forma compactada (ao estilo dos móveis do IKEA.)

Depois de ter criado carros que foram apreciados por milhões mas que poucas pessoas tinham o prazer de conduzir, Gordon Murray tem-se dedicado a criar veículos que possam fazer uma diferença efectiva na vida de milhões de pessoas, e este Ox pretende ser um deles.

O Ox foi concebido com o objectivo de ser simples e económico, sem esquecer também o custo de o fazer chegar aos locais mais remotos. Por isso mesmo este camião todo-terreno, concebido para circular em todo o tipo de estradas e trilhos, conta apenas com painéis de contraplacado planos, que permitem que o camião possa ser enviado de forma "compactada". Um único contentor de 40 pés pode transportar 6 destes camiões, sendo que tradicionalmente nem conseguiria transportar um único camião convencional.


Embora tenha aparência simples, o Ox foi concebido para circular em todo o tipo de trilhos e caminhos de terra em mau estado. Embora idealmente devesse contar com tracção 4x4, a necessidade de manter a simplicidade mecânico e peso reduzido obrigou a que se mantivesse a tracção num só eixo - mas testes nalguns percursos todo-terreno mostraram que o Ox conseguiu passar em locais onde veículos 4x4 "de marcas conhecidas" ficaram atolados.

O Ox consegue transportar até 1900kg de carga, cerca do dobro da maioria das pick-ups equivalentes, e atravessar água com profundidade de 75 cm (ou até mais de 1m, se se mantiver o motor a trabalhar). Embora tenha sido criado para dar resposta às necessidades dos países em desenvolvimento, acho que muitos países desenvolvidos poderiam igualmente dar-lhe uso.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)