2016/09/02

Foguete Falcon 9 da SpaceX explode na plataforma de lançamento (e destrói satélite do Facebook)


A SpaceX muito tem trabalhado para fazer com que o acesso ao espaço seja mais acessível e possa ser feito de forma rotineira, mas eis que mais um incidente vem relembrar que ainda estamos muito longe da fiabilidade desejada.

O Falcon 9 já estava na plataforma de lançamento em Cabo Canveral, e preparava-se para fazer um teste aos motores, quando inesperadamente se tornou num ultra-dispendioso festival pirotécnico que nos mostra o potencial destrutivo de toneladas de combustível. A explosão destruiu também o satélite que deveria levar para órbita, da empresa Spacecom, e que prestaria serviços para a Eutelsat com quem o Facebook tem parceria para concretizar o seu "internet.org" e a ideia de levar a internet a todas as regiões do planeta. Seria o primeiro satélite da rede planeada pelo Facebook.

Este não era o Falcon 9 "reciclado" que aterrou com sucesso e que a SpaceX vai enviar novamente para o espaço; e a explosão também não afectou outros foguetes que estão nas plataformas adjacentes, como o que carrega uma sonda que irá aterrar num asteróide, e que deverá ser lançado já na próxima semana. No entanto... é um acidente que faz reset ao contador dos lançamentos bem sucedidos da SpaceX, restando agora esperar que a análise do que se passou contribua para que este mesmo erro nunca volte a acontecer.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)