2016/09/23

Google disponibiliza versão melhorada do seu sistema de reconhecimento de imagens


O sistema de inteligência artificial da Google que se dedica a descrever fotografias usando linguagem natural já era capaz de fazer coisas impressionantes,mas agora a Google disponibiliza uma nova versão que o faz ainda melhor.

Já muitas vezes discutimos a imensa dificuldade que um computador tem em interpretar os pixeis de uma imagem. Aquilo que para nós é uma paisagem, ou rosto, ou animal, etc. para um computador é apenas uma sequência de números, que vão variando, mas sem qualquer significado implícito. Mas nos últimos anos muitos têm sido os avanços na área da inteligência artificial, com resultados que permitem fazer coisas fascinantes e que já podem ser sentidas por todos os utilizadores: pesquisem por qualquer termo no Google Photos, e descobriram que a Google é capaz de vos apresentar as vossas fotos de flores, carros, pessoas, e muitas outras coisas.... e em breve será ainda melhor.

A Google disponibilizou a mais recente versão do seu sistema de reconhecimento de imagens como open-source, e a sua capacidade de descrever o que está numa foto é realmente surpreendente.

Se anteriormente o sistema era capaz de identificar um comboio nos carris, agora consegue ir ao detalhe de dizer que se trata de um comboio azul e amarelo.



E não menos curioso, é a sua capacidade de pegar em exemplos dados por pessoas (que usa para "aprender") e depois detectar e aplicar atributos de imagens diferentes numa mesma imagem.

Quer isto dizer que não deverá estar longe a capacidade de não apenas pesquisarmos por imagens que contenham "cães", mas se possa ir especificar que se procura uma foto de "um cão grande ao lado de um cão pequeno sentado na praia."

Impressionante. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)