2016/09/22

Hackers controlam remotamente um Tesla


Não é a primeira vez que hackers conseguem controlar remotamente automóveis, mas desta vez o alvo foi um Tesla, e aquilo que podia ser feito volta a causar preocupações.

Uma equipa de hackers demonstrou ser capaz de controlar remotamente um Tesla, a dezenas de quilómetros de distância. A vítima poderia pensar que o seu carro estivesse assombrado, ao ver os limpa pára-brisas a ligarem-se sozinhos, ou as portas e tecto a abrirem mas o mais grave é que os hackers podiam também activar os travões com a intensidade máxima... o que poderia ter consequências catastróficas no caso de estar a circular em auto-estrada com outros veículos atrás.

Como sempre, para conseguirem obter este acesso foram necessários alguns requisitos. Neste caso, para um condutor ficar sujeito a este tipo de ataque seria necessário que o seu automóvel estivesse ligado a uma rede WiFi maliciosa e usasse o browser do veículo. Ainda assim, volta a relembrar a necessidade de se manterem os sistemas de controlo do veículo isolados da secção de "entretenimento" - que nem sempre é fácil, ou possível, considerando a necessidade de permitir a actualização remota dos sistemas.

Aliás, é precisamente essa capacidade de actualização remota que permitiu que a Tesla já tivesse corrigido o problema antes do mesmo ser divulgado publicamente (os hackers contactaram a Tesla antes de publicarem o seu vídeo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)