2016/09/04

LG cria o maior túnel OLED com 216 ecrãs de 55"


Se um ecrã OLED satisfaz muita gente, 216 ecrãs satisfazem muitas mais; e isto é algo que a LG levou à letra, criando o maior túnel OLED para a IFA 2016, com um total de quase 448 megapixeis.

A LG tem sido a empresa que mais tem apostado nos televisores OLED (a Samsung continua na estranha posição de tentar argumentar que os seus televisores LCD têm qualidade excelente capaz de competir com os OLEDs, enquanto nos seus dispositivos móveis vai usando ecrãs OLED que demonstram o contrário) e os vistantes da IFA 2016 na Alemanha poderão ver o que é que essa tecnologia permite, passeando por um túnel digital que foi completamente revestido por 216 ecrãs OLED de 55" da LG.

Os vídeos impressionarão os visitantes, demonstrando as cores e contrastes só possíveis nestes ecrãs OLED, e se se estão a interrogar como foi possível captar imagens que possam apresentar esta qualidade em 448MP, bastará referir que para o segmento da aurora boreal, a LG usou 14 câmaras 8K(!) para garantir a melhor qualidade (com 33.2MP por câmara, dá-nos um total de 464.8MP capturados).

Será local de passagem obrigatório para quem visitar a IFA em Berlim, de 2 a 7 de Setembro; para todos os outros... há que ir poupando para eventualmente podermos comprar 1/256 deste túnel para colocar em casa. :)



Ou, para ficarem com uma melhor ideia do que seria lá estar... fiquem com a versão do vídeo VR em 360º.

6 comentários:

  1. Não é uma estranha posição por parte da Samsung mas sim uma inteligente posição, a tecnologia OLED usada neste momento tem uma duração de "estado ao máximo de qualidade" de aprox. 5000 horas ora isto num tv é muito pouco, quando compramos um tv é para durar 5 ou mais anos, num smartphone isso já não é problema porque se troca em 2 anos ou menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que isso já seja mais um "mito" do que a realidade dos OLEDs actuais. As últimas informações da LG apontam para 100 mil horas de duração:

      The LG Electronics executive dispelled concerns over the lifespan of the OLED TVs.
      "When we first started manufacturing OLED TVs in 2013, their lifespan was some 36,000 hours," Lee said.
      "Technological development has extended it to 100,000 hours now. This is equal to 30 years, if a user watches our OLED TV for 10 hours a day."

      [via Korea Times]

      Eliminar
  2. Pois, não o que tenho visto, veremos o futuro dirá!

    ResponderEliminar
  3. O futuro passa pelos OLED está mais que visto. Depois disso virá outra coisa ainda melhor :)
    Também concordo que a Samsung está numa posição estranha...

    ResponderEliminar
  4. Não estou a imaginar nenhuma tecnologia capaz de superar a qualidade e eficiência dos OLED nos próximos 20 anos. Se andarmos para trás o LED não tem muito mais de 20 anos e só agora estão a conseguir usar eficientemente em iluminação e ecrans. Os plasmas também tinham boa qualidade de imagem, mas foram ultrapassados pelos LCD Led-TV não em qualidade e de imagem mas pelo custo de produção e tb diziam que duravam pouco por causa do burn in mas na prática é mitos pois mesmo com as beiradas dos logotipos dos nossos canais um plasma das últimas geracies que seja usado 3 horas por dia ao fim de 10 anos ainda não se nota defeitos que afetem a qualidade da imagem.

    ResponderEliminar
  5. Queria dizer borradas em vê de beiradas (correção automática..)

    ResponderEliminar