2016/09/29

Nvidia mostra o seu carro autónomo que aprende com exemplos


A Nvidia não está interessada em construir carros autónomos, mas está interessada em que todos esses carros estejam equipado com o seu hardware, e para isso nada melhor do que demonstrar aquilo que já consegue fazer.

Para o seu sistema de condução autónoma a Nvidia recorre ao "machine learning", que é um género de inteligência artificial que aprende com os exemplos dados. E não há dúvida que os resultados são impressionantes.

Depois de ter começado a conduzi timidamente e com muitos erros num parque de estacionamento (algo que não será desconhecido de muitos condutores humanos), o sistema foi aprendendo e ficando cada vez melhor, ao ponto de agora ser capaz de lidar com inúmeras situações complicadas, como curvas cegas, obras na estrada (ao ponto de até perceber quando pode ser necessário fazer um pequeno desvio por fora da estrada), lidar com estradas com marcações em mau estado ou inexistentes, e muito mais. A Nvidia diz até que o sistema é capaz de conduzir com chuva e à noite, sem qualquer problema.

Se a Nvidia, já conseguiu chegar a este ponto - dá que pensar porque motivo não temos ainda carros autónomos a circular de forma regular nas nossas estradas. Esperemos que seja algo que venha a acontecer num futuro não muito distante.


(E claro que temos que perguntar... será que ter um carro com hardware Nvidia será garantia de que iremos poder jogar jogos com excelente qualidade gráfica, enquanto ele se conduz sozinho? :)

1 comentário: