2016/09/09

Twitter ganha indicadores de leitura nas mensagens directas


O Twitter tem andado com uma crise de identidade e a imitar aquilo que pensa ser a receita do sucesso de outras apps e serviços, e agora é vez de passar pela fase em que pensa ser uma app de troca de mensagens.

De um serviço simples com uma verdadeira legião de seguidores (tanto de utilizadores como de developers), o Twitter tem feito todos os possíveis por se desfazer do seu espírito inicial, tornando-se numa réplica de outros serviços. A sua timeline, anteriormente ocupada apenas pelas mensagens das pessoas que se seguiam, surge agora repleta de tweets patrocinados e sugeridos, assim como a agrupar tweets que pensa que serão de interesse; e quanto aos developers que tanto contribuíram para o seu sucesso criando apps e serviços associados (encurtadores de URLs, alojamento de imagens, etc.) só faltou serem escorraçados à cacetada... com os poucos que resistem a terem que se sujeitar aos limites de utilizadores que o Twitter acha que as suas apps devem ter.

Agora, depois de ter tirado o limite de 140 caracteres das mensagens directas, o Twitter quer transformá-las num verdadeiro messenger, apresentando indicadores de mensagens recebidas/lidas, assim como mostrar em tempo real quem é que está a responder às mensagens. Algo que já estamos habituados a ver em praticamente todas as apps de mensagens, dos Hangouts ao iMessage, passando pelo próprio Messenger.


Sim, não fará mal ter estas funcionalidades extra... mas será que o Twitter pensa que os utilizadores irão deixar de utilizar os seus "messengers" e passar a usar o Twitter para esta função? Estão bem enganados. Ao menos não se esqueceram de da opção de desactivar os avisos de leitura... senão era garantido que muitas pessoas passariam a dar menos uso às DMs. :P


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)