2016/10/15

Astrónomos acreditam existirem 10x mais galáxias no Universo


As 200 mil milhões de galáxias que se estimam existir no Universo poderão afinal ser uma fracção daquelas que realmente existem... mas que não são visíveis (por enquanto).

O nosso Universo é um local tão vasto que é capaz de nos fazer queimar neurónios só de tentarmos imaginar a sua dimensão; mas um grupo de astrónomos da Universidade de Nottingham diz que as estimativas actuais do número de estrelas e galáxias no universo observável está errada e que na realidade deveremos ter cerca de 10 vezes mais galáxias no Universo observável (e 20 vezes mais no total).

Quer isto dizer que os 200 mil milhões de galáxias estimadas se podem transformar em 2 biliões ou até mesmo 4 biliões de galáxias... suficientes para queimar mais uns neurónios extra.

O problema é "ver" estas galáxias e confirmar estas novas estimativas, coisa que parece estar para além dos equipamentos actuais de que dispomos, embora se espere que o novo telescópio espacial James Webb (com lançamento previsto para 2018) possa vir dar uma ajuda ao permitir-nos espreitar ainda mais longe e com maior qualidade.

Até lá... vamos ficando a imaginar todas as possibilidades de termos ainda mais "vizinhos" neste nosso espaço cósmico. :)

2 comentários:

  1. Então assim como é que podemos aumentar 10x aquela frase de "Há mais estrelas no céu que graus de areia em todas as praias do nosso planeta" ?

    ResponderEliminar