2016/10/08

Como são feitos os Nixie Tubes


Hoje em dia temos ecrãs com milhões de pixeis (e subpíxeis) que nos permitem criar imagens hiper-realistas sem que nos preocupemos com isso; mas noutros tempos mostrar algo tão simples como dígitos era algo que mais depressa se associava aos clássicos "nixie tubes".

Os nixie tubes (desculpem-me não saber a designação em português, mas certamente um de vocês poderá elucidar-me :) eram uma das primeiras formas de ecrãs electrónicos, podendo apresentar números ou outra informação usando filamentos incandescentes. Esse dígitos eram colocados dentro de tubos semelhantes a válvulas analógicas, de forma sobreposta, iluminando-se aquele (ou aqueles) pelos quais se passasse electricidade - de forma algo idêntica à que leva o filamento de um lâmpada incandescente a "acender" (embora o processo seja na realidade mais parecido com o que se gera numa lâmpada neon).

Como muitas outras coisas, hoje em dia assistimos a um novo fascínio por estas peças tecnológicas de outros tempos; só que agora têm estatuto de raridades, e embora ainda haja alguns resistentes que se dediquem a fazê-los - como podemos ver no vídeo que se segue - o seu preço deixa-os apenas ao alcance dos verdadeiros apreciadores... aqueles que estiverem dispostos a pagar mais de 100 euros por cada um deles.

... Mas, depois de se ver o trabalho que dá fabricá-los, não podemos censurar o seu custo elevado! :)

1 comentário:

  1. há "vacuum tubes" válvulas raras a custar 800$ avariadas, há quem as faça e são bem caras recomendo ver o glasslinder no youtube, maravilha

    ResponderEliminar