2016/10/31

Giphy vai guardar os Vines para a posteridade


Enquanto serviços como o Twitter continuam a afastar utilizadores - desta vez com o anúncio de que vai encerrar o Vine - outros fazem questão de cair nas boas graças dos utilizadores e acolhê-los de braços abertos; como faz o Giphy.

Embora o Twitter tenha dito que os Vines gravados se manteriam acessíveis, já sabemos que essa garantia não vale de muito para uma empresa que decidiu encerrar o serviço (e que muito provavelmente daqui por algum tempo mudará de ideais quanto a manter os vídeos do Vine). Por isso mesmo a chegada do Giphy como salvador dos Vines se torna numa excelente jogada estratégica.

A ferramenta permite aos utilizadores descarregarem todos os seus Vines, assim como mantê-los no Giphy (em formato GIF animado). Quanto à questão do som, nem sequer isso ficou esquecido. Sabendo-se que nalguns casos temos Vines onde o som tem importância crítica, e que os GIFs não têm som, o Giphy manterá o som gravado mesmo que de momento não vá ser possível ouvi-lo.

É uma decisão que poderá dar frutos no futuro, imaginando-se que lá chegará o dia em que se adoptará um novo formato universal para mini-clips de vídeo que venha tomar o lugar dos GIFs e que também permita ter som; e nessa altura o Giphy poderá rapidamente converter estes Vines para esse formato e adicionar-lhes o som que tinha guardado. (Um pouco ao estilo do que a Netflix fez ao gravar várias séries em formato 4K mesmo antes de se pensar fazer streaming nessa resolução... e que agora lhe permite ter já um catálogo bastante decente com essa qualidade.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)