2016/10/22

Investigadores descobrem método de transformar CO2 em etanol


Manter os níveis de CO2 sob controlo é uma batalha que está ser perdida, mas há esperança que isso possa mudar com uma nova descoberta acidental, que abre a perspectiva de conversão directa de CO2 para combustível.

A ideia de converter o CO2 em combustível não é nova (tal como aquela , o problema é encontrar uma forma eficiente e viável de o fazer. Agora, uma equipa de investigadores parece ter descoberto acidentalmente uma forma de o fazer, permitindo uma conversão do CO2 directamente para etanol.

O processo ia ser testado como sendo apenas o primeiro passo no processo de conversão de CO2 dissolvido na água, e era esperado que o resultado tivesse que passar por mais fases de conversão, mas os investigadores foram surpreendidos por ver que o seu sistema fez logo "o trabalho todo" e produziu etanol directamente. Algo ainda mais inspirador quando o processo pode funcionar à temperatura ambiente e com voltagens reduzidas, e tendo uma eficiência de 68% - algo que abre as portas para sua potencial industrialização.

Enquanto o mundo não se muda a 100% para energias renováveis e sustentáveis, sistemas como este poderão ajudar a minimizar (e até reverter) o impacto da utilização de combustíveis fósseis. Vamos lá ver se este conseguirá efectivamente dar o salto dos laboratórios para a industrialização em larga escala.


1 comentário:

  1. Porreiro... vamos continuar a dependência do petróleo... fantástico

    ResponderEliminar