2016/10/19

iPhone 7 de 32GB tem memória muito mais lenta que versões de 128 e 256GB


Se já era recomendável que os interessados nos iPhones 7 optassem pela versão de 128GB em vez da versão base de 32GB, agora passa a haver ainda mais motivos para isso, pois existe uma diferença significativa nas prestações da sua memória flash.

A Apple é uma das empresas que mais cedo percebeu a necessidade de aumentar a velocidade da memória de armazenamento - pois de nada serve ter um smartphone equipado com um CPU super-potente se depois tem que passar dezenas de segundos à espera de ler ou gravar umas centenas de MB na memória - e sinal disso é que já no iPhone 6S se tinha memória flash com prestações que se aproximavam de um "SSD", com leituras na ordem dos 630MB/s e escritas de 200MB/s. No iPhone 7 esses valores foram melhorados para 930MB/s e 310MB/s... mas não para todos os iPhones 7.

O iPhone 7 de 32GB tem velocidade de escrita na memória flash substancialmente inferior aos modelos de 128 e 256GB, e quando se diz substancial estamos a falar de diferenças de quase 300MB/s!

Usando a app de benchmarks PerformanceTest Mobile, o iPhone 7 de 256GB obteve leituras de 856MB/s e escritas de 341MB/s, enquanto a versão de 32GB se ficou pelos 686MB/s e 42MB/s. Num caso mais prático, de copiar 4.2GB de filmes para o iPhone 7, o processo que demorou 2m34s num iPhone 7 de 256GB demorou 3m40s num iPhone 7 de 32GB (mais 42% do tempo).

Quer isto diz dizer que, tal como nas gerações anteriores, onde o modelo base de 16GB apenas existia para servir de incentivo ao investimento extra no modelo seguinte de maior capacidade; também nos iPhones 7 a existência das versões de 32GB continua a ter como principal propósito a "desculpa" para se gastar cerca de mais 100 euros e optar pelo modelo de 128GB.


19 comentários:

  1. Respostas
    1. Vergonhoso é nenhum Android, por qualquer preço, de qualquer marca, acompanhar o iPhone do ano passado!

      Eliminar
  2. O benchmark não bate certo com o tempo de transferência do filme.

    Os benchmarks do gajo também não batem certo com os da anandtech.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os resultados variarão consoante se trate de um benchmark, que faz diversos testes e tipos de acesso, ou uma simples transferência como quando se copiam alguns ficheiros. Seja como for, tens o vídeo a demonstrar o que se passa... quem quiser pode replicar e ver se as coisas coincidem ou não.

      Quanto aos benchmarks do Anandtech: "the iPhone 7 units tested are 256GB models"... pelo que não nada invalida esta questão do iPhone 7 de 32GB ter as memórias mais lentas (quase seguramente for falta de paralelismo no acesso - o mesmo tipo de coisa que faz com que os SSDs de maior capacidade também tenham melhores prestações qus os mais pequenos.)

      Eliminar
    2. Basicamente um app velha (foi ainda feita para o iPhone 4), de terceira categoria.

      Os resultados do iPhone dele de 256 não batem certo com os da Anandtech.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Para veres o tempo que demora a copiar uns gigas para um iPhone não precisas de Apps de benchmarks... Ou nem isso se poderá usar?

      *damn auto-correct!

      Eliminar
    5. Sim, e segundo os benchmarks falsos do gajo que dobra iPhones, o de 32GB é mais de 10x mais lento...

      Demorou mais de 10x mais a transferir o ficheiro?

      Mais uma farsa, espero que sites de referência tratem deste problema ou não.

      Eliminar
    6. Se considerares que "sites de referência" incluam o iMore, eles próprios já confirmaram que o iPhone 7 de 32GB é mais lento... sem ser mais lento; segundo eles os outros é que são mais rápidos.

      Portanto, podes optar por essa perspectiva se te parecer melhor.

      Eliminar
    7. O iMore não é um site de referência, nem eles confirmaram ou deixaram de confirmar o que disseste.

      Até o próprio gajo se contradiz!

      4.2GB (4300MB) em 2m34s (154s) são 27.92MB/s e em 3m40s (220s) são 19.54MB/s!

      Onde é que isto bate certo com os bench's dele ou de outros?

      Uma fantochada de "gate" que querem criar para vender os Pixel que ninguém os quer, ou os Samsung explosivos...

      Eliminar
    8. Rui, tens noção de que tantos os discos mecânicos como os SSDs têm desempenhos diferentes em função do tipo de acessos que são feitos? Por isso é que normalmente se vêem múltiplos valores, como velocidades de escrita/leitura sequencial ou aleatória, em blocos de 4KB, 8KB, 16KB, etc. etc. etc.

      Imagino que só vás ficar satisfeito quando tiveres um iPhone 7 de 32GB e 256GB à frente, e fizeres tu próprio o teste...


      Mais uma vez... cada um é livre de ignorar os factos que não achar credíveis - desde que também reconheça esse mesmo direito em todos os outros que não partilharem da sua opinião.

      Eliminar
    9. Ignorar o quê?

      Que factos? Uns testes totalmente incredíveis, que não se vêm repetidos em lado nenhum?

      Nem por ele?

      Opá, sinceramente, agarra-te bem a esse vídeo, na realidade, ninguém quer saber!

      Eliminar
    10. PS: é o gajo que dobra iPhones a fazer, vale o que vale...

      Eliminar
    11. Sim, é o gajo que dobra iPhones, a que nem liga... nem mesmo a Apple... que reforçou os iPhones para que não dobrassem...

      Eu só não percebo porque motivo te custa tanto reconhecer que um iPhone de 32GB tenha velocidades de escrita inferiores às dos modelos de 128GB e 256GB... São *factos* facilmente comprováveis (deves ter amigos com iPhones 7, faz tu próprio o teste usando as apps que bem entenderes...)


      Quanto a dizeres que é só ele... talvez te tenha escapado que o link que coloco no artigo é para o GSMarena, que também comprovou a diferença, em duas apps de benchmarks diferentes e também na cópia directa de ficheiros.

      Eliminar
  3. Este blog é uma farsa! http://www.imore.com/no-32-gb-iphone-isnt-slower-or-how-storage-works

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em suma... o iPhone 7 de 32GB não é mais lento por ser de facto mais lento; não o é porque muitos outros também o são?

      P.S. o "paralelismo" a que ele se refere não é um dado adquirido que nasce magicamente dos 32GB para cima... é uma opção de arquitectura do sistema. Ou seja, seria perfeitamente possível usar o mesmo paralelismo para capacidades de 32GB ou 8GB ou 1GB... (obviamente dentro das opções dos componentes disponíveis)

      Eliminar