2016/10/27

MS revela novo Surface Studio com Dial, Surface Book i7 e aposta no 3D


Os rumores apontavam para a chegada de um Surface para o desktop e aqui está ele: o Surface Studio, que a Microsoft apresenta como um computador All-in-One revolucionário que chega com um "dial"; um novo Surface Book mais potente; e reforça a aposta da MS no 3D.

Antes de falarmos do Surface Studio, referência para o Surface Book, que mantém o mesmo design do original mas agora pode ter um Core i7 e Nvidia GTX 965M, para um desempenho bastante superior, e que agora promete uma autonomia ainda maior, de até 16h. Os preços é que também são bastante maiores, começando nos $2399 (256GB), $2799 (512GB) e $3299 (1TB) - o Surface Book original continuará à venda pelos mesmos $1349.



Passemos então ao Surface Studio, o all-in-one de luxo com que a MS quer redefinir o papel do computador em nossas casas e não só. À semelhança do que acontece com outros, o Surface Studio pode funcionar como um monitor tradicional, ou ser inclinado de modo a actuar como uma autêntica mesa digital de desenho - e que mesa é, com 28" e uma resolução de 4500x3000 pixeis; bastante superior aos 3840x2160 dos monitores 4K (são 13.5 milhões de pixeis vs 8.3 milhões!) Este ecrã permite exibir duas folhas A4 lado a lado, em escala real, com 192ppi, o que é equivalente a páginas impressas.

Na base do Surface Studio temos o hardware propriamente dito, com CPUs Core i5 e i7, de 8 a 32GB de RAM, Nvidia GTX 965M ou 980M (é pena não terem dado já uso à GTX 1080), e até 2TB num "Rapid Hybrid Drive" que deverá combinar um disco tradicional com um SSD. Também temos USB 3.0, WiFi ac, webcam de 5MP e, para além da stylus... o dial!


O dial é um curioso "jog control" que se pode pousar sobre o ecrã do Surface Studio para servir como controlador adicional rotativo, e que a MS apresenta como sendo como uma enorme vantagem em termos de produtividade face aos simples gestos no touchscreen. Acredito que sim, mas quem o quiser comprar terá que gastar $99 (trabalha com os restantes Surface)... ou investir num Surface Studio:

  • $2999 : Intel Core i5 (Skylake), 8 GB DDR4, 1TB, GTX 965M 2GB
  • $3499 : Intel Core i7 (Skylake), 16 GB DDR4, 1TB, GTX 965M 2GB
  • $4199 : Intel Core i7 (Skylake), 32 GB DDR4, 2TB, GTX 980M 4GB


Por fim temos a reafirmação da aposta no 3D pela MS, que já se antevia pelo facto de estar a preparar um MS Paint com suporte para elementos 3D. A MS quer que o Windows seja a plataforma de trabalho para os conteúdos 3D do futuro, que se tornarão cada vez mais importantes à medida que os sistemas de realidade virtual e aumentada (como o HoloLens) se forem popularizando. Nesse sentido também anunciou que vários parceiros estão a trabalhar na criação de óculos VR para Windows, que permitirão o acesso a esta tecnologia a preços mais reduzidos que as propostas actuais (HTC Vice e Oculus Rift)













11 comentários:

  1. O Microsoft surface studio está Brutal !
    Completamente revolucionario e inovador.

    Ontem quando cheguei a casa mostrei isto á minha filhota que esta no 12º area de design e foi ve-la SALIVAR ao que no fim da visualizacao se juntou um "ho pai eu quero um destes".....pois 3000€.

    De seguida saiu-se com esta : Quando eu chegar ao mundo empresarial é isto que as empresas vao estar a usar

    Sera ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.macworld.com/article/3135866/macs/spec-for-spec-the-imac-is-a-bargain-over-the-surface-studio.html

      Eliminar
    2. Comparar preços com um iMac não faz qualquer sentido... até que a Apple nos deixe desenhar no ecrã deles. :)

      Eliminar
    3. E quem é que quer andar com o ecrã cheio de dedadas? Para desenhar existem as PADs. http://www.iclarified.com/57468/duet-pro-lets-you-use-your-ipad-as-a-high-performance-drawing-tablet

      Eliminar
    4. E desenhar num ecrã vertical deve ser muito confortável..... (não).

      Eliminar
    5. Segura aí na minha caneta enquanto eu tento ligar o meu Zune ao meu Surface RT, muito fixe este Kin, alguém sabe de Apps fixes para usar com o MS Band para Windows Phone?

      Eliminar
    6. Kincas... podias ao menos ter visto o vídeo para saber do que estavas a falar. O Surface Studio inclina-se para ficar quase na horizontal, e o objectivo é ser usado com stylus e não com o dedo. :)

      Eliminar
    7. É muito prático, sim senhor......

      Eliminar
  2. Microsoft nojenta.

    Critica a Apple porque segundo as contas deles (e das presstitutes da Verge) vende computadores com 4 anos...

    Lança um computador em 2016 com... portas USB-A, USB 3.0, sem thunderbolt, placa gráfica de 2014!

    Opá, coisa Mais nojenta e estão sempre a mandar farpas à Apple nas apresentações, que é para aguçar o bico aos iHaters que é o público alvo deles.

    É um chamado "halo product" é para impressionar, não para vender, o que vende são os SP e mal...

    Depois dos problemas todos com os SurfaceBook, dizem que são os com melhor satisfação de cliente... gostava de saber segundo quem, porque todos os estudos que vejo (Jd Power por exemplo), ganha a Apple.

    ResponderEliminar
  3. Eu não entro em guerras de clubes, tenho os dois um é bom numa coisa outro é noutra é como o azeite e o vinagre ponto final.

    ResponderEliminar