2016/10/24

Projector holográfico projecta imagens 3D no ar


O sonho de projectar imagens 3D no ar é algo que há muito se procura, e temos um novo projecto no Kickstarter que promete tornar essa tecnologia realidade: o Holovect.

O Holovect faz questão de referir (e bem) que não é realmente um projector holográfico, mas para todos os efeitos será algo bastante aproximado da ideia que as pessoas têm disso. Na prática o Holovect consegue apenas projectar imagens vectoriais num espaço 3D... no ar.

Isto significa que este sistema não pode projectar imagens como "fotografias", mas ainda assim será bastante interessante para todos os que trabalhem com modelos 3D e queiram ver como esses objectos 3D seriam, realmente em 3D, projectados no ar.

Não se pense, no entanto, que a projecção pode ser feita em qualquer lado. Os pontos e linhas de luz visível só podem desenhar objectos dentro de um volume bastante limitado, numa área em que o ar é controlado pelo próprio sistema (provavelmente usando diferentes camadas de ar com temperaturas diferentes, para causar um efeito semelhante ao das miragens).

O preço de $799 significa que ainda não é desta que teremos projectores capazes de desenhar imagens 3D no ar em nossas casas - mas com um pouco de sorte, o sucesso deste projecto poderá levar ao desenvolvimento de tecnologia melhorada que tal venha a permitir no futuro a preços mais acessíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)