2016/10/18

Qualcomm anuncia modem X50 de 5Gbps para 2018


Hoje em dia não é incomum obterem-se velocidades de acesso à internet mais rápidas nos nossos smartphones em 4G do que nas ligações que temos em casa, mas para 2018 arriscamos-nos a que isso se torne ainda mais evidente com a chegada das redes 5G e comunicações millimeter-wave.

A Qualcomm já anunciou os seus chips de comunicação para os próximos tempos, e para além do modem LTE X16 que abre as portas para as velocidade gigabit já no próximo ano, as atenções centraram-se sobre o futuro X50 com chegada prevista para 2018, e que será já um chip para a geração 5G e que permitirá velocidades de 5Gbps.

Para conseguir atingir estas velocidades o X50 vai trabalhar na gama dos 28GHz e podendo agregar 8 canais de 100MHz num total de 800MHz (em comparação, o X16 apenas usa 4x 20MHz). O problema é que nesta gama de frequências as comunicações são mais complicadas, pois estas frequências não atravessam paredes nem obstáculos - algo que a Qualcomm diz conseguir contornar usando as paredes para reflectir os sinais, a par das tecnologias de beam-searching que conseguem direccionar as emissões apenas para o ponto pretendido.


A ideia será que esta tecnologia mmWave trabalhe em conjunto com as redes LTE, sendo que uma das primeiras aplicações será certamente a cobertura de espaços fechados onde haja necessidade de uma maior velocidade de acesso.

Esperemos que por essa altura os operadores já tenham actualizado a sua noção de "tráfego aceitável", pois a 5Gbps, até os 5GB de dados que os tarifários mais generosos disponibilizam poderiam ser gastos em... 8 segundos!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)