2016/10/06

Secret Conversations garantem mensagens seguras no Facebook Messenger


A privacidade dos utilizadores tem sido algo cada vez mais crítico, e o Facebook anuncia que a funcionalidade "Secret Conversations" já está disponível para todos os utilizadores do Messenger.

Embora o Messenger use encriptação para proteger as suas mensagens, essas mensagens continuam a poder ser lidas pelo Facebook (e pelas autoridades que exigirem o acesso a esses dados). Com o modo Secret Conversations o Messenger ganha a mesma tecnologia que foi implementada no WhatsApp (com base no sistema de encriptação do Signal da Open Whisper), no qual as mensagens são encriptadas completamente e onde só o emissor e receptor as podem ver. Os utilizadores podem também seleccionar um prazo de expiração para as mensagens, para garantir que as mesmas não perduram indefinidamente.



Embora os apologistas da privacidade critiquem o Facebook por não ter activado esta opção (os utilizadores têm que o fazer manualmente para toda e qualquer nova conversa no Messenger) é sempre uma opção bem vinda e que ajudará a dar mais visibilidade à necessidade de se protegerem os dados dos utilizadores (mesmo daqueles que "não têm nada a esconder").

Se ainda não vos surgir a opção para as mensagens secretas, certifiquem-se que estão a utilizar a mais recente versão do Messenger (ou em alternativa, passem a usar o WhatsApp ou Signal, que já o fazem sem que seja necessário activar nada.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)