2016/10/29

Tecto LED feito em Portugal


A maioria das pessoas poderá contentar-se em ter duas ou três lâmpadas LED que possam mudar de cor nas suas salas; mas para Hugo Lourenço, uma infiltração de água que lhe deixou um buraco no tecto serviu de inspiração para criar um tecto LED que deixará todos a olhar para o ar.

O processo de criação deste tecto LED com mais de 2000 LEDs que podem ser controlados individualmente é uma verdadeira aventura que poderá desincentivar muitos dos interessados em ter algo idêntico; mas importa referir que o importante é começar. Em vez de olharem para o trabalho monumental da criação de um tecto LED de 9x4 metros, podem começar por um módulo de tamanho mais reduzido - nem que seja de poucos centímetros - apenas para explorarem o sistema e comprovarem o seu funcionamento; e depois é apenas uma questão de irem adaptando a escala e aumentando... e aumentando... e aumentando o resultado final.

Ter em conta que, tal como o Hugo descobriu, há alguns problemas que apenas se fazem notar quando as coisas atingem o tamanho pretendido - neste caso, as comunicações para os LEDs sofriam demasiadas interferências, o que obrigou a utilizar um sistema de comunicação mais robusto (o velhinho RS-485)... mas fazendo isso parte da aventura de criar algo original e único, deparar com problemas inesperados, e arranjar soluções.

... Eu por acaso também tenho um buraco no tecto que está a precisar de ser tapado... e agora já estou a ver que terei que convidar o Hugo a passar cá por casa para conferenciar algumas ideias com ele! :)



2 comentários:

  1. Realmente muito giro... mas estamos a falar de um tecto que só em materiais custou cerca de €4000!

    ResponderEliminar