2016/11/15

Acordo TPP fica sem efeito após vitória de Trump


A vitória de Trump nas eleições presidenciais norte-americanas vem desde já acompanhada por uma boa notícia: o fim do polémico TPP.

O TPP (Trans-Pacific Partnership) era o acordo comercial que estava a ser negociado em segredo, e com o qual os EUA iam impor muitas mais restrições e exigências a nível da protecção dos direitos de autor (que passariam a ser de 70 anos após a morte do autor), assim como dar maiores poderes às multinacionais face às leis dos países em que operam.

O próprio facto de serem negociações que se tentavam manter completamente em segredo e longe do olhar do público era, por si só, suficiente para que se olhasse com enorme desconfiança sobre o que estaria a ser combinado - receios que iam sendo confirmados pelas coisas que iam sendo reveladas inadvertidamente e mostravam que o TPP ainda poderia ser pior do que se imaginava.

Só que, com a vitória de Donald Trump, o TPP não conseguirá ir a votação (nos moldes actuais) pois Barack Obama sairá da Casa Branca já em Janeiro. No entanto, falta saber se esta "vitória" será mesmo para durar, pois é de esperar que se iniciem negociações para um outro acordo TPP... e ninguém nos garante que esse novo TPP até venha a fazer com este que estava a ser discutido pareça "bom"!

1 comentário:

  1. TPP não é o TTIP, que no caso é este último que nos interessa enquanto europeus.

    ResponderEliminar