2016/11/08

Android Auto chega aos smartphones


Depois da promessa feita em Maio, a Google começa finalmente a disponibilizar o Android Auto a correr nos smartphones e sem necessidade de ter um carro ou auto-rádio compatível.

Era vergonhoso que, depois de já se ter tido um "modo automóvel" nos Android, a Google tivesse optado por o remover e promover o sistema Android Auto que estava dependente de se ter um automóvel ou auto-rádio compatível para se poder tirar partido das suas funcionalidades  - isto quando a maioria das pessoas se contentaria em ter essas mesmas funcionalidades directamente no ecrã do seu smartphone. Felizmente, é isso mesmo que agora acontece com a chegada do Android Auto aos smartphones.

A ideia do Android Auto é facilitar a interacção com o Android quando o estamos a utilizar num automóvel, contando com um interface mais simples e outros detalhes que visam minimizar as distracções para o condutor - e isso é algo que tanto é útil quando temos o Android Auto a ser exibido no ecrã do automóvel como, como agora acontecerá, usando o ecrã do próprio smartphone.

A desvantagem é que continuam a existir apps e serviços que estão ausentes do Google Auto (um dos casos mais notórios é o Waze), e também o facto do Google Auto não estar oficialmente disponível em Portugal, pelo que os interessados terão que contornar o problema instalando a app directamente via apk. Mas para quem costuma utilizar o seu Android num suporte no automóvel, é algo que se recomenda. Podem até definir que o vosso smartphone entre automaticamente em modo Google Auto assim que detectar o bluetooth do carro.

10 comentários:

  1. Android Auto APK

    http://www.apkmirror.com/apk/google-inc/android-auto/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incompatível com o meu OPO... Uso o automate e acho espetacular... Pouco deve diferir deste android auto nas funcionalidades...

      Eliminar
    2. Um dos problemas que tive foi o Automate "saltar" para a app do Maps e isso fazia-me estar atento ao Mapa e às notificações normais do telemóvel.

      Eliminar
    3. O que queres dizer com saltar para a app do Maps? Eu gosto de utilizar no painel principal onde aparecem as informações principais do player, calendário, chamadas recentes. O meu carro é de 2003, não tem bluetooth e por isso comprei o Roidmi que funciona lindamente, isto tudo conjugado com o poder de uma NFC tag programada como deve ser e só tenho que encaixar o OPO no sitio e tudo funciona bem...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/2/17 18:12

    Como encontrar o link para instalar o android auto nao consigo .Google pay store dizzy que nao esta disponível em Portugal. Se me podecem ajudar

    ResponderEliminar
  4. Estou com o mesmo problema...:(

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/2/17 21:12

    Outro com o mesmo problema.se poderem ajudar.

    ResponderEliminar
  6. Acabei de instalar a apk mas ..quando se ativa a aplicação diz não estar disponível para Portugal

    ResponderEliminar
  7. A mim acontece exactamente o mesmo, para quando disponível?

    ResponderEliminar