2016/11/19

Curso gratuito de Arduino no Instructables


Os pequenos e económicos Arduinos tornaram-se peças fundamentais em praticamente todos os projectos que envolvam alguma componente de electrónica, e agora temos mais um curso gratuito no Instructables que poderá ajudar os interessados a perceberem porque motivo isso acontece.

Criar um projecto com alguma inteligência electrónica era algo que anteriormente obrigaria a um trabalho "louco" envolvendo múltiplas pessoas que dominassem diversas áreas altamente especializadas, da electrónica ao software, e que faziam com que projectos complexos ficassem fora do alcance da maioria dos entusiastas - nem que fosse por culpa dos custos elevados associados ao desenvolvimento e criação de tais sistemas.

Felizmente as coisas evoluíram e hoje tudo é diferente. Podemos comprar um Arduino por alguns poucos euros, e a sua plataforma de desenvolvimento faz com que praticamente qualquer pessoa possa, em poucos minutos, criar um projecto, gravá-lo, e ver o resultado a funcionar no mundo real. E embora se tenha Arduinos bastante básicos para os projectos mais simples, temos também modelos mais avançados cujas funcionalidades podem ser expandidas de forma praticamente ilimitada à custa dos "shields".


Mas... nada como começar pelo básico para não se ficar demasiado assustado, e é precisamente isso que podem fazer com mais este curso gratuito do Instructables dedicado ao Arduino.

O curso está dividido em 7 lições, começando com coisas simples que dispensam a necessidade de um ferro de soldar, e acabando com a criação de um (sempre hipnótico) infinity mirror.

Embora não faltem cursos gratuitos e tutoriais por essa internet fora, pode ser que este seja aquele que fazia falta para quem estivesse a adiar a sua entrada no mundo da electrónica e onde, depois de se entrar, dificilmente conseguirão livrar-se "do vício"; havendo sempre mais algum projecto, e outro, que irão querer fazer. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)