2016/11/04

EVGA corrige placas gráficas "incendiárias"


Para variar um pouco dos Galaxy Note 7, eis que também algumas placas gráficas da EVGA (GTX 1080, 1070 e 1060) estão a pegar fogo quando sujeitas a processamento intensivo - mas felizmente aqui a correcção passa apenas por uma actualização do firmware.

Qualquer placa gráfica com GPUs Nvidia das séries GTX 1080, 1070 e 1060 é uma placa altamente desejada; e quem as compra certamente gostará de as levar ao limite das suas capacidades. Infelizmente a afinação da EVGA parecia dar demasiada prioridade ao funcionamento silencioso, fazendo com que nalguns casos extremos - como o benchmark Furmark - a placa pudesse atingir temperaturas superiores a 100ºC, muitas vezes resultado em componentes queimados ou até na deflagração de chamas (como acontece no vídeo mais baixo.)

A EVGA já está a disponibilizar actualizações para as placas gráficas afectadas, e assegurando que todos os dados causados pelo aquecimento excessivo estarão cobertos pela garantia. Para os utilizadores mais receosos, a marca disponibiliza também uns thermal pads que melhorarão a condução térmica entre o a placa gráfica e o dissipador, e que ajudarão a manter uma temperatura mais uniforme (sendo no entanto algo opcional, já que a EVGA diz que a actualização será suficiente para corrigir o problema, acelerando as ventoinhas de forma mais pronunciada quando o GPU está a ser usado intensivamente.)



Se tiverem uma das placas gráficas EVGA afectadas, é altamente recomendável fazerem a actualização do firmware... antes que se arrisquem a ver efeitos pirotécnicos irromperem no interior do vosso PC.


1 comentário:

  1. Sou proprietariado de uma 1070 da EVGA e estou extremamente descontente com esse acontecimento, pelo preço premium que a evga cobra por suas placas e minimo que se espera eh que você não tenha nenhuma incomodação, agora ela esta falando q uma placa que passava dos 100 graus nas VRMs agora vao ficar mais frias so com atualização de software? Vi o video onde eles ensinam a colocar as thermal pads e me senti ate ofendido, um mod mal feito, claramente o projeto da placa nao foi feito para ser posto essas fitas térmicas... Eu quero é outra placa, e agora como fica? Eu terei que enviar minha placa la pros quintos dos infernos e sabe-se la quando eu receberei uma nova, isso eh SE eles quiserem me dar uma nova, pq a RMA deles se quer menciona o Brasil...

    ResponderEliminar