2016/11/22

Google Maps mostra afluência nos estabelecimentos em tempo real


Depois de ter começado a mostrar um gráfico da afluência estimada nos diversos estabelecimentos ao longo do dia, o Google Maps passa a mostrar informação ainda mais detalhada, em tempo real e também com a estimativa do tempo que as pessoas passam nesse local.

Tal como a Google evoluiu da informação de trânsito estimada para informações em tempo real nas estradas, agora também faz o mesmo para os estabelecimentos comerciais. Cafés, restaurantes, e outros, passam a mostrar não só o gráfico estimado da afluência, como também informação que - supostamente - mostrará como está nesse preciso momento. É a informação ideal que pode mostrar que uma loja afinal esteja relativamente vazia mesmo num período normalmente "cheio", e por isso poderá ser o momento ideal para ir fazer as compras que se quer fazer. Para além disso também nos dá a indicação do tempo habitual que os clientes passam no estabelecimento, o que poderá servir para nos dar uma ideia do tempo que demoraremos por lá.

A Google não explica os detalhes técnicos de como consegue obter estes dados de afluência em tempo real, mas é de imaginar que dê uso aos dados de localização de todos os smartphones que usam os serviços do Google.


Outra novidade é que agora passa a ser possível ter múltiplos horários associados a um mesmo estabelecimento. Por exemplo, um restaurante pode ter um horário de abertura ao público para refeições no local, mas ter um horário mais alargado (ou reduzido) para encomendas de take-away; ou ainda um horário diferente para uma zona de snack-bar. Agora, passa a ser possível definir múltiplos horários para diferentes secções de um mesmo estabelecimento no Google Maps.

... Google Maps, cada vez melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)