2016/11/10

Google prepara caminho para resolver as actualizações nos Android


O Android pode ser o sistema mobile mais popular e o mais versátil, mas na questão das actualizações deixa bastante a desejar. A Google já tem feito algumas coisas quanto a isso, e com a chegada do Android 7.0 parece dar mais um passo no sentido de resolver o problema para o futuro.

No panorama Android, o mercado já se tinha habituado a que: quem quisesse actualizações Android comprava um Nexus (agora terá que ser o Pixel), e todos os outros se arriscavam a nunca ver uma actualização para os seus smartphones ou tablets. Na verdade o problema não é assim tão grave quanto parece à primeira vista porque a Google desenrascou formas de contornar as actualizações do sistema usando os Google Play Service.

Isto é, um smartphone que tenha o Google Play instalado pode ter actualizações directas da Google para inúmeros serviços (como serviços de localização, pagamentos, sincronização de fotos, e muito mais) sem que isso fique dependente de uma actualização do sistema.


No entanto, há ainda várias coisas que só podem ser mexidas por intermédio de uma actualização total do sistema, como as barras de navegação e demais elementos do interface do sistema, assim como a gestão dos downloads, gestor de ficheiros, o kernel, etc. Só que este número de coisas deverá tornar-se ainda mais reduzido no futuro.

Para o Android 7.0 a Google está a exigir que os parceiros incluam o suporte para as "extensões Android". De momento estas extensões não fazem nada, mas aquilo que revelam é a de se virem a tornar no equivalente do Google Play Services para funcionalidades ainda mais integradas do sistema. O resultado prático será o de que a Google poderá eventualmente disponibilizar actualizações imediatas para os serviços que de momento estão fora do alcance do Google Play Services, tornando (praticamente) irrelevante a necessidade dos fabricantes disponibilizarem as suas próprias actualizações do sistema.

Por agora é uma alteração sem qualquer impacto visível, mas à medida que começarem a surgir mais dispositivos com Android 7.0 no mercado, e a Google for adicionando funcionalidades em caminho para as próximas versões do Android, será certamente algo que se começará a fazer notar (de relembrar que o Google Play Services também começou por fazer quase nada, e hoje em dia tem a importância que tem no sistema.)

6 comentários:

  1. Estão no bom caminho. No entanto nao vejo como será possivel actualizar a camada de apresentação (quando muitas vezes estas dependem da implementação dos proprios fabricantes)

    Tenho um NEXUS 7 2012. Suporte official acabou no KITKAT. Usando Custom Rom (AOSP + OPENGAPS) lá vai correndo bastante bem o ultimo 7.1

    ResponderEliminar
  2. Amigo Pedro Soares, que ROM estás a usar no Nexus 7? Tenho o meu com a oficial 4.4.4 porque daí para a frente ele fica quase inutilizável.
    No que diz respeito à fragmentação do Android, sempre foi o calcanhar de aquiles deste sistema e com muita pena minha, acho quase impossível chegarem ao patamar do iOS neste tema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angelo, estou a usar a CarbonROM MOO 7.1 + Opengaps 7.1 + Parrotmod (system em EXT4 e data & cache em F2FS)

      Deixo-te aqui os links para o XDA

      ROM :
      http://forum.xda-developers.com/nexus-7/development/rom-carbonrom-cr-5-0-unofficial-t3470424

      PARROTMOD :
      http://forum.xda-developers.com/nexus-7/orig-development/parrotmod-speed-2012-nexus-7-emmc-fix-t3300416

      Eliminar
    2. Obrigado. Tenho que testar.

      Eliminar
  3. Custa acreditar que vai funcionar, penso que acontecerá o mesmo que já acontece com as apps da Google e o Google play services em smartphones com versões antigas, bugs e crashes que sempre que são atualizados dão problemas. Ainda este ano usava o 4.2 e era um desastre quando atualizava uma app da Google.

    ResponderEliminar
  4. O caminho para a Google assegurar o "controlo" do Android está naquilo que sempre tiveram disponível, a "Play Store". E relacionado com o Play Services é onde eles podem chegar à Segurança, Localização, Informações do equipamento. Uma actualização à Play Store/Services nao afecta em nada um equipamento.

    ResponderEliminar