2016/11/04

IFTTT muda de receitas para applets

O nosso muito querido IFTTT sofreum remodelação total e despede-se das receitas; mas não há motivos para alarmes, pois em sua substituição chegam as applets, que prometem ser muito mais versáteis e preparadas para o futuro.

As receitas do IFTTT eram daquelas coisas que facilmente viciavam qualquer pessoa, disponibilizando todo o tipo de operações automatizadas que muitas vezes nem se pensava ser possível fazer (como manter um registo horário numa folha de cálculo da Google sempre que chegam ou saem de casa, ou outro local). Mas agora é tempo de nos despedirmos delas, pois em sua substituição temos as applets.

No fundo, e numa fase imediata, pouco ou nada muda para além dos nomes. Em vez dos canais temos serviços, e em vez das receitas temos as applets, mas a nível de funcionalidades tudo se mantém na mesma, sendo facilmente possível criar novas applets ou escolher entre as milhares delas disponíveis (quem já tinha receitas, verá que as mesmas foram convertidas em applets de forma automática).

Para quê mudar então? Bem, para começar, as applets permitem fazer coisas mais complexas, como encadear múltiplos serviços numa única acção. Assim, em vez de se necessitar de receitas repetidas para um mesmo "if" mas com "then" diferentes, será possível usar uma única applet para que, em resposta a uma acção se tenham múltiplas reacções: por exemplo, ao chegarem a casa, guardarem o registo na folha de cálculo, acenderem as luzes, e enviarem uma mensagem à esposa. O único problema é que por agora estas reacções encadeadas só estão disponíveis para alguns parceiros, que poderão disponibilizar applets para todos, mas não sendo (ainda) possível aos utilizadores criarem as suas - algo que supostamente chegará em 2017.

Outra vantagem desta remodelação é que as apps acessórias "Do Button", "Do Camera" e "Do Notebook" se tornam desnecessárias, e também as suas funcionalidades passam a estar integradas nas applets na app principal do IFTTT.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)