2016/11/01

Investigadores criam óculos que enganam reconhecimento facial

O reconhecimento facial é uma tecnologia com enorme potencial, mas que também tem vários problemas, e agora há uma nova forma de baralhar completamente o reconhecimento ao ponto de fazer com que sejamos reconhecidos como outras pessoas bastando usar uns óculos.

No filme Minority Report o protagonista foi obrigado a trocar de olhos para escapar ao tracking feito pela identificação ocular; felizmente aqui estamos muito longe disso, bastando colocar uns óculos de aspecto "artístico" para enganar sistemas de reconhecimento facial.

Embora os óculos tenham um aspecto que mais parece saído de uma aula de trabalhos manuais de crianças, é tudo o que basta para baralhar um sistema de reconhecimento facial - que dizem ser dos mais avançados no mercado - fazendo com que uma das cobaias, um homem de 41 anos, passasse a ser identificado como a actriz Milla Jovovich ou o actor John Malkovich.

Isto poderá funcionar com sistemas de reconhecimento facial tradicionais, que não "percebem" realmente aquilo para que estão a olhar e se limitam a fazer a análise de características, mas suspeito que já não funcionaria tão bem se esse reconhecimento estivesse a ser feito por sistemas mais avançados com base em redes neuronais e que provavelmente seriam capazes de reconhecer e identificar "uma pessoa com óculos".

Seja como for, se nos próximos tempos virem aumentar a proporção de pessoas com óculos estranhos na rua, já sabem qual o propósito. :)

1 comentário:

  1. Não é preciso tanto, basta deixar crescer o cabelo. Que o diga o pica do meu trabalho....

    ResponderEliminar