2016/11/17

MacBook Pro não tem as colunas no sítio dos "furos"


O iFixit já desmontou o novo MacBook Pro com Touch Bar, e para além de confirmar que o mesmo não foi feito para ser reparado (com um resultado de 1/10) descobriu também que os buracos para as colunas não coincidem com o local das mesmas no interior.

O teardown do MacBook Pro não tem grandes novidades - embora se tenha algumas curiosidades, como as fichas USB-C estarem em módulos que são facilmente substituíveis (depois de se desmontar tudo), ou a TouchBar que é praticamente impossível de ser substituída - mas uma das que salta à vista será o posicionamento das colunas e das respectivas grelhas.

No MacBook Pro a grelha micro-perfurada no alumínio para deixar passar o som está posicionada nas partes laterais da zona do teclado, mas na verdade tem uma função puramente cosmética, pois os furos nem sequer atingem o interior.


As colunas propriamente ditas estão na realidade na secção junto do trackpad de generosas dimensões. Então, por onde é que o som sai?

Em vez de sair pela parte superior, o som do MacBook Pro Touch Bar sai pela ranhura de ventilação que existe na parte inferior,


Não deixa de ser uma opção curiosa a Apple dar-se ao trabalho de criar uma grelha micro-perfurada apenas para efeitos cosméticos. Parece-me que teria sido muito mais eficiente deixar a superfície completamente lisa, mas talvez a Apple considere que esse elemento seja essencial para manter o aspecto de um MacBook Pro... mesmo que funcionalmente não sirva para nada.

4 comentários:

  1. Faltou referir que está a referir o modelo de 13".

    ResponderEliminar
  2. Pelo que tens colocado aqui, parece que a melhor opção destes novos MBP é mesmo o MBP13 mais barato e sem Touch bar pela facilidade reparação e de se poder aumentar o SSD.

    ResponderEliminar
  3. Update: iFixit contacted MacRumors to say that it has updated the teardown with an extra image that clarifies the situation regarding the speaker grilles. While the main speakers are not located underneath the grilles, a pair of tweeters that do sit under the grilles have through-holes (80 per tweeter) to pass sound out of the case enclosure. The rest of the "holes" either side of the keyboard (over 1,100 of them) are filled in, non-functional, and apparently cosmetic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era isso.

      Além de que não é cosmético, se tapares uma parte com as mãos, outra parte está livre para escapar o som.

      Eliminar