2016/11/23

O abuso das notificações e o fim do seu propósito


Lembram-se de quando as notificações eram uma novidade útil? Desde então as mesmas tornaram-se tão comuns e recorrentes que se arriscam a perder o seu propósito inicial, e os culpados são os developers que parecem não ter qualquer noção daquilo para que deviam ser utilizadas.

É bastante frequente que quando alguém vê um dos meus smartphones se ri com a quantidade de notificações que tenho por ler; mas penso que não deverei ser caso único. Actualmente todas as apps - e agora até os web sites - tentam impingir-nos a necessidade de nos enviarem notificações, achando que a maioria das pessoas está interessada em toda e qualquer coisa mínima que os faça voltar à app/site.

Infelizmente, será esse mesmo detalhe que está a arruinar as notificações. Em vez de serem pensadas como uma ferramenta ao serviço do utilizador, foram subvertidas num chamariz com o qual os developers tentam gritar mais alto que todas os outros (que estão a fazer o mesmo) para fazer regressar os preciosos utilizadores à sua app, para depois poderem mostrar as estatísticas de que há "milhões" de utilizadores a usar a sua app ao longo do dia.

Uma coisa é eu querer ser notificado (há quem recomende que as notificações deveriam passar a chamar-se "interrupções") quando alguém me envia um email ou mensagem urgente; outra é receber notificações de todas as mensagens que um grupo de amigos está a trocar numa sala de chat conjunta, e que muito provavelmente estará a acontecer enquanto estão a fazer algo de importante e não queriam ser distraídos. Sim, poderíamos desligar as notificações temporariamente... mas isso não seria solução caso algo de verdadeiramente urgente acontecesse e se quisesse estar contactável.

Enfim, não será fácil gerir as coisas... mas poderíamos começar por chamar a atenção aos developers de modo a exigir que não tomassem por garantido o seu direito de nos importunar por tudo e por nada. :P

6 comentários:

  1. Muito simples de resolver o problema! Ir a Definições > Notificações e desactivar todas as Apps que não precisam mesmo de notificações...

    Para que é que um jogo precisa agora de notificações?

    Isto não é rocket science, e qualquer utilizador de smartphone se não sabe, devia saber usa-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas o problema é que as coisas nem sempre são "a preto e branco". Muitas vezes até gostarias de ter as notificações activadas para determinada app, mas só para determinadas coisas, ou só em determinado horário, ou só em certas circunstâncias, etc.

      Eliminar
    2. Pois, mas para mim, só uso para apps de mensagens, que nenhuma me chateia, o resto desligo mal seja incomodado, ou nem ligo (exemplo: jogos)

      Eliminar
    3. Concordo com o Rui.

      Acho que as notificações são inseridas, não obrigatóriamente que tenhamos de usa-las.

      No exemplo acima, com salas de chat, normalmente não activo, exatamente para não estar sempre a receber.
      Jogos, apenas os que jogo regularmente e que têm, alguns não usam, mas jogos que requerem tempo para construções, uso por exemplo.

      Hoje em dia toda a gente usa notificações nos seus projectos, mas em web por exemplo, quando se usa o nativo do browser, requer que o user aceite se quiser, mas após o fazer, pode remover outra vez.

      Nada que uma pesquisa no google não resolva.

      Eliminar
  2. Sim em android basta premir na notificação algum tempo para vir um menu que permite bloquear todas as notificações dessa aplicação. https://goo.gl/Qfsv9c

    ResponderEliminar
  3. No android nem me chateia, mas as dos sites, sim. O que começou por sem uma ciosa boa, tornou-se num abuso o que me leva dizer sempre não ás notificações.

    ResponderEliminar