2016/11/10

Windows 10 vai ter trackpad virtual no ecrã


Há muitos anos que o Windows disponibiliza um teclado virtual no ecrã, que nos deixa escrever quando não temos um teclado; mas agora prepara-se para ter também um trackpad virtual.

Tal como acontece com o teclado virtual, este trackpad surge no ecrã e funciona de forma idêntica a um trackpad físico: ao se arrastar lá o dedo movemos o ponteiro do rato.



Mas então, perguntarão vocês... qual a lógica de usar um trackpad virtual num touchscreen, se já podemos tocar no ecrã para colocar o ponteiro do rato onde queremos? E a resposta é simples: como tocariam num local que está a ser exibido num segundo ou terceiro monitor que não tenha touchscreen? Pois, é precisamente por isso que a Microsoft está a adicionar este trackpad virtual à lista de funcionalidades do Windows 10, e sem dúvida que virá facilitar imenso a vida a todos os que usam o seu tablet PC ligado a mais monitores.

Esta funcionalidade está disponível desde já para os Windows Insiders que estejam a usar o Windows 10 de testes, esperando-se que surja na próxima grande actualização "Creators Update" que deverá chegar em Março de 2017.

1 comentário:

  1. Também existem muitos sites que utilizam o "on mouse over" em menus e outras coisas do género que se tornam muito difícil de utilizar em tablets.

    ResponderEliminar