2016/11/08

YouTube ganha suporte para vídeos HDR


Depois dos vídeos Ultra HD e dos vídeos "high-frame-rate", é a vez do YouTube acolher também os vídeos HDR que permitiram expandir a gama de cores e luminosidades visíveis.

Tal como os vídeos 4K do YouTube são uma das formas mais simples de demonstrar as capacidades de um televisor 4K acabado de comprar, a partir de agora também poderão ver a diferença que o HDR faz no caso de terem comprado um televisor com suporte HDR.


Será bastante complicado tentar explicar a diferença do HDR quando a esmagadora maioria das pessoas tem monitores e televisores não HDR, de forma quase idêntica à de tentar mostrar a diferença das imagens a cor para quem as estiver a ver usando um monitor monocromático. Daí o YouTube ter criado a imagem acima, simulada, para tentar dar uma ideia da diferença que se terá entre conteúdos não-HDR e HDR, em que estes últimos terão uma maior amplitude de cores e luminosidade.

Por exemplo, numa imagem HDR temos a possibilidade de ter um branco "luminoso" e um branco"menos luminoso", em vez de estarmos a simular o branco menos luminoso com cinzentos; e isso aplicando-se para todas as cores.

... Só falta mesmo que a Google se decida a permitir vídeos high-frame-rate com mais de 60fps... pois 60fps deveria ser considerado o mínimo dos mínimos tendo em conta a tecnologia actual. (E já era tempos dos monitores e televisores saltarem também para os 120Hz como standard...)

1 comentário:

  1. Existe algum web player que consiga reproduzir exatamente e sem perda de qualidade estes clips do Youtube?

    ResponderEliminar