2016/12/07

Google organiza "Google Now" em duas secções


O Google Now - que já não se chama Google Now - permite-nos ver num único local toda a informação que a Google acha que será relevante para nós naquele momento; mas agora pensa que já será informação a mais e vai separá-la em duas secções diferenciadas.

O Google Now, acessível no ecrã à esquerda do Home Screen no launcher oficial do Android (e também na app da Google para iOS; mas não na web!) há muito que nos tem apresentado notícias de coisas que deveremos achar interessantes com base nas nossas pesquisas e sites que visitamos. Mas agora a Google acha que a parte das notícias merece estar numa secção à parte, e por isso divide a informação do Google Now em painéis de "feed" e "upcoming".

A ideia é que no primeiro painel se tenha informação sugerida que poderá ser útil quando se tem um momento livre; e na outra se veja apenas a informação mais prioritária e pertinente para cada momento. O efeito prático é que num ecrã já cheio de eventos e coisas importantes para o dia, se tenha que fazer scroll durante algum tempo até chegar à secção das notícias. Mas embora compreenda a intenção da Google de dar mais destaque às notícias, discordo do método de implementação...

Penso que seria muito mais prático e eficiente manter a apresentação numa única lista tal como estava anteriormente, e usar os botões das "secções" unicamente como atalho para saltar automaticamente para a zona pretendida. Assim seria mais fácil manter a ideia de um único interface unificado, onde a informação está toda disponível, e onde a informação importante continuaria a ter o destaque principal em vez de ser relegada para uma secção "upcoming" em que temos que clicar expressamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)