2016/12/29

Oculus compra empresa de eye-tracking The Eye Tribe

A Oculus continua a dar uso aos bolsos fundos do Facebook, e agora compra a startup The Eye Tribe especializada em sistemas de eye-tracking.

No início do ano a The Eye Tribe fez-se notar com um sistema de eye-tracking de nível profissional a preço bastante mais reduzido, e isso parece ter atraído a atenção da Oculus para aplicar esta tecnologia nas próximas gerações dos seus óculos VR.

É tecnologia que irá ser indispensável, para fazer coisas como o foveated rendering, em que apenas se calculam as imagens com resolução máxima na zona para onde se está a olhar. Indispensável porque, para uma experiência de luxo, os óculos VR pedem resoluções ultra-elevadas para conseguirem criar imagens realistas (por exemplo, 4K por olho, ou mais). Por outro lado, facilmente imaginam os requisitos de hardware que seriam necessários para fazer rendering de jogos em resolução 2x 4K a 90fps, sem falhas.

Ao se reduzir a área de qualidade à pequena secção para onde se olha, abre-se a possibilidade de usar óculos com ecrãs 4K por olho, sem que isso signifique que se tenha que ter um sistema "nuclear" para poder suportar jogos em tais resoluções.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)