2017/01/21

Apple processa Qualcomm e quer mil milhões de dólares


A semana está a ser péssima para a Qualcomm, pois depois de um processo da FTC devido a abuso de posição dominante, também a Apple se junta à festa exigindo uma indemnização de mil milhões de dólares devido à cobrança de direitos excessivos.

Se estavam com saudades do tempo dos casos entre a Apple e a Samsung, 2017 poderá ser um ano onde os advogados voltam a esfregar as mãos, mas desta com outro interveniente. Segundo a Apple, a Qualcomm cobra mais pelo licenciamento da sua tecnologia que todos os restantes fornecedores combinados, e aparentemente cobra até pelo licenciamento de tecnologia que nem sequer é sua.

No entanto, o "bilião" que está a pedir diz respeito ao valor que a Qualcomm terá suspendido de pagar à Apple quanto esta cooperou com as autoridades sul-coreanas a propósito de uma investigação às práticas comerciais da empresa - investigação que está agora a ser repetida pelas entidades norte-americanas.

Numa altura em que a Qualcomm parecia ter tudo para q 2017 fosse um ano excelente, com um Snapdragon 835 que tinha tudo para se tornar num dos chips de referência para este ano, parece que afinal irá passar o ano enfiada nos tribunais e arriscando-se a ter que pagar valores "bilionários".

... Será caso para dizer que as patentes também podem dar prejuízo.

Actualização: a Qualcomm diz que a Apple tem sistematicamente tentado atacar a empresa e que terá todo o gosto em esclarecer tudo nos tribunais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)