2017/01/27

Como exportar e importar passwords no Chrome


A funcionalidade de preenchimento automático das passwords no Chrome facilita a vida a muitos utilizadores, e por vezes pode dar-se o caso de desejarem manter um backup ou reporem essas passwords. Embora escondido atrás de uma opção, é possível fazerem essa operação no Chrome.

Embora haja quem recomende que não se utilize o gestor integrado de passwords no Chrome, a funcionalidade é prática para utilizar com sites que não exijam "segurança máxima". As passwords guardadas no Chrome estão acessíveis (pedindo o password do computador no caso de as quererem ver) e em certas situações poderá ser necessário guardar um backup das mesmas.

Para isso é preciso activar a funcionalidade através da flag:
  • chrome://flags/#password-import-export



Colocando essa função em "Enabled" e reiniciando o browser, verão surgir dois novos botões na secção das passwords no Chrome - chrome://settings/passwords - um botão que permite exportar todas as passwords e outro para as importar.

Ter em conta que o ficheiro (CSV) criado contém todas as passwords em plain-text e visível por qualquer pessoa (ou programa) que a ele tenha acesso. Pelo que, não é o tipo de ficheiro que deverão manter em locais facilmente acessíveis ou partilhar, ou confiar, indiscriminadamente a serviços da internet.

1 comentário:

  1. Não consigo importar, carrego no ficheiro csv e nada acontece.

    ResponderEliminar