2017/01/21

Como lida o cérebro com o isolamento?


Michael Stevens é o responsável pelo popular canal do YouTube Vsauce, e o seu último projecto "Mind Field" é particularmente interessante para todos os que se interessam pela forma como o nosso cérebro funciona e lida com diversas situações - ou, neste primeiro episódio, a ausência delas.

O isolamento é algo que é odiado por muitos e procurado por alguns, mas até que ponto é que a ausência de estímulos e comunicação pode afectar uma pessoa? Michael serve de cobaia e propõe-se a ficar 3 dias encerrado num pequeno quarto, sem qualquer interacção com outras pessoas nem outras formas de contacto com o exterior.

É o tipo de experiência que acredito que alguns de vocês gostariam de fazer (por mim, bem que me aventuraria em tal coisa), mas não deixa de ser esclarecedor ver como rapidamente uma pessoa "normal" começa a mudar de atitude. Não menos interessante é ver como a percepção do tempo fica radicalmente alterada... e isso acaba por ter papel fundamental para tornar as coisas ainda mais complicadas (quando ele pensava que já estaria no dia em que iria sair, ainda faltava mais um dia.)

O segundo episódio é igualmente interessante, sendo dedicado à conformidade, mas por agora está disponível apenas para quem estiver disposto a pagar €2,49 por esse episódio.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)