2017/01/25

Google Home ganha suporte para WeMo e Honeywell


A Google desperdiçou bastantes anos até se decidir a olhar para a automação doméstica (lembram-se do desaparecido Android@Home?) mas finalmente parece estar empenhada em recuperar desse atraso, e o Google Home ganha integração tanto com os sistemas da Honeywell com os mais populares WeMo da Belkin.

O Google Home já tem integração com dispositivos Nest, Philips Hue e Samsung SmartThings, e agora juntamos a Honeywell e Belkin WeMo à lista. Isto permite aos utilizadores fazerem coisas como ajustar a temperatura de uma divisão com um comando do tipo "Ok Google, turn the temperature up downstairs"; ou acender ou apagar luzes ou outros dispositivos usando os módulos WeMo, ou até simplesmente perguntar se determinado módulo está ligado, por exemplo: "Ok Google, did I leave the bedroom lights on?"

Claro que quem não se quiser limitar a isto poderá tirar partido daquele que será o maior trunfo do Google Home, que é a sua integração com o IFTTT, pelo que cada utilizador terá total liberdade para criar os seus próprios comandos de voz e integração com as "mil e uma" coisas que se podem fazer via IFTTT - um dos nossos leitores já tem o Google Home a controlar a sua box da MEO para mudar de canais, ajustar volume, etc. :)

Outro pormenor que a Google revelou, é a de que o Home Control também irá estar disponível nos Pixel em breve, o que ajudará a expandir esta área que há tanto tempo estava a ser ignorada - mas o ideal seria não limitar isto aos Pixel e permitir que todos os Android tivessem acesso ao Home Control... nem que fosse como um "pedido de desculpa" pela forma como (não) lidaram com o Android@Home.

3 comentários:

  1. Carlos, onde se pode obter mais informações sobre "controlar a sua box da MEO para mudar de canais, ajustar volume, etc. :)"? Mailing list? Se sim, qual o tópico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://groups.google.com/d/msg/aberto-ate-de-madrugada/hZOt51N-zGA/ZA9eez97DQAJ

      Eliminar
    2. Obrigado! Já estive por lá a ler. Quando tiveres tempo e disposição, atualiza n'A Minha Alegre Casinha, o teu setup de domótica/automação. Tenho andado por lá a ler mas já são posts com algum tempo. Gostava de saber o feedback atual. Também pretendo iniciar-me nestas lides. Obrigado mais uma vez.

      Eliminar