2017/01/26

Japan Display cria LCD flexível para combater OLEDs


Quando o futuro parecia garantido para os ecrãs OLED, eis que a Japan Display vem demonstrar que os LCDs ainda têm futuro nos dispositivos curvos ou dobráveis, criando um LCD flexível.

Ninguém tem dúvidas de que os ecrãs OLED são o futuro, permitindo criar imagens com contraste inigualável e uma saturação de cor impressionante, e tendo um fracção de milímetro de espessura. No entanto, há muitas outras situações em que um ecrã LCD pode ser uma opção mais acertada.

Até agora, uma das maiores limitações dos LCDs era o facto de serem ecrãs rígidos, que não possibilitavam o seu uso em dispositivos curvos (sendo que, quando eram usados nestas circunstâncias, era apenas o vidro à sua frente que era curvo e não o ecrã em si.) Mas a JDI (Japan Display) vem mudar este paradigma com um novo ecrã LCD Full HD de 5.5" que pode ser dobrado à semelhança dos ecrãs OLED flexíveis.

Para isso a JDI trocou o tradicional suporte em vidro por plástico, permitindo que se utilizem LCDs para criar smartphones ao estilo dos Galaxy Edge, ou até modelos de dobrar ou enrolar - embora a sua maior espessura face aos OLED não os torne tão flexíveis quanto estes. Por fim, um pequeno grande detalhe que também têm a seu favor: são muito mais baratos de produzir que os OLEDs, e têm a vantagem de, sendo feitos em plástico, serem também praticamente inquebráveis.

Será este o ecrã que a Apple irá utilizar para o futuro iPhone 8, assim contornando o problema da (falta de) capacidade de produção dos OLEDs?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)