2017/01/03

O Waze "perde-se" de Lisboa até ao Porto

Já todos ouvimos falar de histórias caricatas de quem se arrisca a seguir cegamente o que o seu sistema de navegação GPS diz. Felizmente, nem todos são assim, evitando uma viagem "à aventura", como nos conta com o meu amigo de longa data João Paulo.


À semelhança do “boss” cá da casa, também eu me vejo a ter o ato reflexo de ligar o Waze sempre que entro no carro e aceder às preciosas dicas com que ele me prenda sempre que lhe coloco um ponto de destino. Ontem, no entanto, detetei algo de muito estranho quando regressava do ritual anual da matança do leitão (em versão softcore – no prato em restaurante da especialidade na zona dele).

O estranho era que o Waze, após passar na praça de portagem da Mealhada, em vez de me dizer para virar à direita e tomar a A1 sentido Norte, mandava-me ir em frente e tomar a A1 sentido Sul! "Afinal quem é que bebeu o castiço?" – pensei eu. O mesmo acontecia no smartphone da parceira, para espanto de ambos.

Ignorando as instruções e decorridos vários quilómetros, com alguns comportamentos estranhos no ecrã, a coisa lá se resolveu e fiquei a pensar tratar-se de um qualquer bug pontual como o que já cá foi relatado.

Por isso mesmo, qual a minha surpresa quando hoje, após uma ida a Lisboa e regresso ao Porto, deparo com o mesmo exacto problema!

Como documentado nas imagens acima apresentadas:
  1. Ao chegar à Mealhada, o Waze quis que eu fosse outra vez ao leitão :)
  2. Continuando pela A1, o trajeto vê-se pela faixa oposta/sentido contrário... modo "twilight zone"
  3. Já próximo da recuperação... ainda modo "twilight zone"
  4. Recuperação do trajeto... e novo cálculo de viagem... passando dos 1h25m para 45m de viagem, e a distância de 124Km para 73Km

É verdade que não há que enganar quando se conhece o caminho, mas imaginem um turista a seguir as indicações cegamente (ou alguém que confie totalmente no Waze e acredite que o está a mandar desviar por haver um engarrafamento monumental na auto-estrada) - é algo que não iria ser bonito!

Chegado a casa fiquei com vontade de verificar (e se possível corrigir) a questão – já me registara no site e até já contribuíra com alguma coisa, mas ainda muito pouco a ver pelo meu nível (1). Localizei a zona problemática apenas para verificar que só com nível (5) ou superior poderia alterar.


É nestas alturas que as comunidades, constituídas por voluntários dedicados a um projeto em que acreditam (por “carolice”), vêm em auxílio, e um simples click na janela do chat do site com um pedido de ajuda levou à correção da coisa. O utilizador davipt foi extremamente solícito, orientando-me na minha pouca prática pelo site a identificar a situação (“isto é o raio do editor que de vez em quando dá erro, e ficam cenas corrompidas…” “…portanto basta ir segmento a segmento por aí abaixo até descobrir o problema. O davipt pertence ao grupo do facebook Waze Portugal, a quem podemos agradecer o trabalho para que o Waze não ande a enganar os nossos turistas.

Este caso dá que pensar que antes de termos os carros autónomos a circular nas nossas estradas, ainda temos muito que mudar em termos da inteligência destas apps - que se é verdade que atualmente já nos parecem ser adivinhos, por vezes também falham redondamente!


por: João Paulo

6 comentários:

  1. No domingo aconteceu-me exatamente a mesma coisa nesse local. Como sabia o caminho não liguei, mas achei estranho visto que faço todas as semanas a viagem e nunca tal me tinha acontecido.

    ResponderEliminar
  2. Já me aconteceu por duas vezes o trajecto desaparecer a partir de certo ponto. Vejo o traço azul até uma certa zona e depois morre. Inclusivamente diz coisas como "Dentro de 100 metros na rotunda", chegando à rotunda diz "na rotunda" e não diz mais nada. A mim obriga-me a forçar o fecho da aplicação e voltar a abrir. Se retomar a viagem anterior continua a dar asneira.

    Aconteceu-me pela última vez no dia 30 no Algarve. Em Albufeira com destino a Lagos, tentou encaminhar-me para o sentido oposto e para uma zona sem qualquer sentido.

    ResponderEliminar
  3. Só quero deixar um comentário a reforçar o relatado - o davipt "rula" no Waze :)
    Obrigado David!

    ResponderEliminar
  4. Então o problema não era do meu telemóvel ou da minha conta! :D

    Ontem de manhã aconteceu-me exactamente o mesmo. Uma viagem que tipicamente me demora 1h30 estava-me a indicar quase 2h de duração. Achei estranho mas OK... Ora, entro na A1 (vindo da A13) em Condeixa e na saída de Coimbra-Norte o Waze mandava-me sair. Ignorei, obviamente, ele recalculou e a seguir já me mandava sair em Cantanhede/Mealhada, novamente ignorei e ele a partir daí estava exactamente com o mesmo comportamento dos screenshots que aí estão. Pelo que me lembro só quando saí efectivamente em Aveiro é que ele voltou a recalcular e a comportar-se de forma normal.

    ResponderEliminar
  5. O davidpt é só o bacano no top nacional com mais pontos no Waze :) Obrigado David!

    Tive uma situação este fim de semana da PDA em que queria fazer parte do percurso por Nacional mas queria passar pela ponte Vasco da Gama. O Waze ou me mandava sempre pela nacional ou sempre por Autoestrada e tive de recorrer ao Maps para me solucionar o problema. Nesse sentido era bom uma reconstrução deste navegador que é o meu favorito e já me safou muitas vezes.

    ResponderEliminar
  6. O que é facto, aqui comprovado, é que numa APP destas gerida em comunidade, fácilmente e em poucos dias, o problema fica resolvida por um editor que valoriza a APP e vai ajudando a manter tudo o mais correcto possível da realidade. Por isso tb é tão importante que estás situações seja reportadas sempre.. se fosse num TOM TOM ou outro do gênero.. tá bem abelha.. um dia lá para 2018, estaria resolvido. ;)

    Também sou editor do Waze, nas horas vagas, sempre que posso e em zonas em que conheço cegamente, para que as alterações sejam seguras! Mas é vdd.. por vezes o editor tb dá erros.. e algo pode ficar mal sem darmos conta. :/

    Um bem haja mais uma vez ao grade davidpt, que faz um trabalho excelente na comunidade Waze Portugal ! 👍

    ResponderEliminar