2017/01/30

Peso da nostalgia ainda deixa fechar janelas no Windows 10 à moda dos primeiros Windows


É curioso tratarmos a informática como tendo já direito a que se esqueçam coisas do passado, mas um dos casos que acho mais curioso é o facto de hoje ainda se fazer notar o peso da tradição em coisas que poderão já não fazer qualquer sentido para novos utilizadores: como o encerrar da janela com um duplo clique no canto superior esquerdo.

Em tempos passados, brincava-se no IRC dizendo que a combinação de teclas ALT+F4 dava direito a ser "op", e todos se riam ao ver o recém-chegado desaparecer subitamente da sala de chat (essa combinação encerra o programa, e tenham cuidado, pois ainda hoje funciona.) Hoje em dia, poderão fazer algo idêntico pedindo a alguém que faça um aparentemente inocente duplo clique no canto superior esquerdo da janela... e que curiosamente também tem o mesmo efeito.

É algo que pode intrigar muitos utilizadores, pois não há nada que faça indicar que um duplo clique ali encerro programa/janela - e, demonstrando-o ainda mais, está o facto de isso acontecer quer se tenha lá um icon do programa ou não; mesmo numa janela onde nada faça indicar que o canto esquerdo tenha algo de especial, o duplo clique continua a encerrar a janela.

Mas não é nenhum bug... mas apenas e somente o peso da idade, que nos obriga a regressar no tempo até aos tempos dos primeiros Windows a correr em cima do MS-DOS.


Actualmente podemos considerar perfeitamente normal que o botão para encerrar a janela esteja no topo superior direito, mas nos tempos primordiais do Windows, o botão que permitia encerrar a janela estava no canto superior esquerdo, local que também dava acesso ao menu de controlo da janela.

É isso que ainda hoje acontece nas janelas do Windows, embora actualmente já não exista qualquer indicação visual de que esse menu ainda lá está, nem nada indique que um duplo clique nesse local encerre automaticamente a janela.

Pessoalmente, penso que já seria tempo dessa funcionalidade ter desaparecido dos Windows mais recentes mas, seja como for, ao menos ficam a saber porque motivo isto acontece.


... Ainda se lembram de usar os Windows que nos deixavam arranjar janelas, mas apenas encaixando-as tipo puzzle no ecrã (sem serem sobrepostas)? :)

6 comentários:

  1. Carlos, nesse último comentário, tomaste em consideração que ainda hoje isso funciona assim? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota: onde escrevi comentário, queria dizer parágrafo.

      Eliminar
    2. Ai, que confusão... Peço desculpa. É o que dá responder ao telemóvel. L... No Windows 3.1x era possível sobrepor janelas.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Maus velhos tempos de coisas como "Editor de PIFs"

    Mas estou a ser mauzinho, o Windows 3.1 era muito melhor que o Windows actual, era um DE com cabeça, tronco e membros. Ainda cheguei a programar os meus primeiros peogramas numa versão do Visual Basic que funcionava aí. E há que dar o devido valor à Microsoft, porque era já possível que uma criança como eu, auto-didacta, criar aplicações com GUI e tudo!

    ResponderEliminar
  4. Ainda hoje fecho janelas com esse duplo click.

    ResponderEliminar