2017/01/30

RansomFree quer proteger PCs do ransomware


A praga dos ransomware é actualmente uma das mais temíveis para os utilizadores, mas há uma ferramenta que promete ser capaz de os manter protegidos, até contra ransomware ainda deconhecido: o RansomFree.

Ligar o computador para ser confrontado com uma mensagem de que os nossos ficheiros se encontram inacessíveis a não ser que se paguem centenas ou milhares de euros, não é propriamente um episódio pelo qual se deseje passar. Para além de todas as medidas preventivas que passam pelos obrigatórios backups (e ter em consideração de que devem ser backups capazes de resistir a este tipo de ataques - não apenas ter os dados copiados num disco externos permanentemente ligado ao computador, arriscando-se também a serem encriptados e sujeitos a resgate), surge agora este RansomFree.

Segundo o que é dito pela Cybereason, o sistema de funcionamento do RansomFree não consiste na tentativa de identificar ransomware já conhecido, mas sim na análise do comportamento dos processos em execução e do seu padrão de acesso aos ficheiros. Desta forma, sempre que for detectada actividade suspeita - como um programa a tentar reescrever dezenas ou centenas de documentos pessoais - poderá dar o alerta e impedir o processo; e desta forma ser capaz de detectar até novos tipos de ransomware que ainda nem sequer existam.

Embora não seja fã de programas que estejam continuamente a monitorizar o que o computador está a fazer, é uma ferramenta que poderá ser extremamente útil para instalar em computadores em que os utilizadores poderão não estar muito conscientes dos potenciais risco dos cliques que fazem na internet, ou dos programas que instalam e executam.


4 comentários:

  1. Portanto agora o pessoal tem de correr o anti-virus, o anti-malware e o anti-ransomware para estar seguro em Windows? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além da Firewall, Windows Defender, e sabe-se lá que mais.. :)

      Eliminar
    2. Imagina um mundo onde os documentos de utilizador só podiam ser acedidos pelas aplicações que o criaram, e o para aceder a documentos de outras aplicações, o sistema operativo intermediava a situação entre as duas apps!

      Eliminar
  2. Lamento mas este tipo de ataques não acontecem apenas na plataforma windows. Já lá vai o tempo em que ser utilizador de outra plataforma, significava não ter anti virus e este tipo de cuidados.

    ResponderEliminar