2017/01/08

Tanvas volta a apostar nos touchscreens capazes de simular texturas


Depois de no passado já se ter assistido a rumores que apontavam para que alguns fabricantes (como a Apple) pudessem trazer-nos smartphones e tablets com touchscreens capazes de simular texturas, a Tanvas apresenta-se no CES como tendo a tecnologia necessária para tornar isso realidade.

A criação de sensações tácteis num touchscreen tem sido algo que se tem limitado às vibrações, e mesmo assim de forma bastante básica e sem que seja muito explorado, mas há quem imagine um futuro bem diferente, em que seja possível sentir superfícies lisas, ondulada, ásperas, etc.

A tecnologia da Tanvas recorre a impulsos electromagnéticos que estimulam os sensores na ponta dos nossos dedos, e aparentemente com resultados bastante satisfatórios.

O maior problema - parece-me - é que a grande dificuldade não seria aplicar isto num smartphone ou tablet, mas depois permitir que esta funcionalidade se traduzisse em benefício útil e não apenas numa mera curiosidade. Basta olhar para o caso dos touchscreens sensíveis à pressão, que mesmo tendo um conjunto de aplicações mais "simples" continuam a ter dificuldade em se implementar no mercado (haverá até quem não se aperceba dessa capacidade nos seus iPhones.)

Seria fácil criar uma app que demonstrasse as capacidades desta tecnologia... mas quanto mais tempo seria necessário aguardar para que isso começasse a ser aproveitado pelas apps "genéricas"?


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)